Qual é a diferença entre uma plataforma tecnológica e um ecossistema?
Uma plataforma, como o New York Times recentemente apontou, pode tomar muitas formas. A boneca Barbie é uma plataforma, assim como o sistema de auto-estradas interestaduais dos EUA. São produtos ou infra-estruturas que permitem que outros produtos sejam "construídos por cima" e podem assim cobrar alugueres a partir deles. Ao construir plataformas, uma empresa precisa pensar em como tornar o seu trabalho fundacional para que possa suportar outras estruturas. Outros exemplos de plataformas são os navegadores, o conector de doca Apple 30 pin, consoles de jogos e Facebook.Em termos de teoria da inovação, uma plataforma é um sinal para a indústria de que a empresa está disposta a permitir que suas inovações sejam estendidas e assim compartilhar a criatividade dos adotantes. No entanto, há um lado negativo: os adotantes da plataforma também podem criar tanto valor que os usuários mudarão a lealdade para as camadas acima da plataforma, restringindo assim a liberdade do proprietário da plataforma para modificar ou modernizar a plataforma subjacente.
Esta perda de controle sobre o roadmap muitas vezes força os proprietários da plataforma a instituir limites draconianos à extensibilidade da plataforma (por exemplo, as restrições do desenvolvedor do iPhone.) Em outros casos, os proprietários da plataforma adquiriram e integraram vários aplicativos ou serviços centrais para que a plataforma e os aplicativos centrais possam ser atualizados em sincronia. Este foi o ímpeto para o desenvolvimento do Microsoft Office. O Office foi motivado pela necessidade de evitar que a Lotus retardasse o caminho de atualização para o Windows e não, como se supõe, para criar uma nova fonte de receita. No entanto, mais uma vez, o efeito é a destruição da capacidade de inovar nessa área em particular (nenhum novo processador de texto ou programas de planilhas por 20 anos).
É preciso muito trabalho para se fazer a plataforma de um produto. Eu adivinharia 10x mais do que um produto similar que não permite inovação colaborativa. Plataformas são difíceis de construir, requerem delicados atos de balanceamento para manter mas podem ser enormemente valiosas devido aos efeitos de rede.
>br> colado de >br>>>br>>>br>>>br>>>br>>>br>>br> A palavra ecossistema como se aplica à tecnologia foi cunhada pela Palm para descrever os fornecedores de aplicativos que construíram aplicativos e os acessórios para o seu Palm Pilot. Esta não é uma palavra comum, pois é em grande parte equivalente a Plataforma. A diferença subtil é que ela é usada num contexto de marketing para sinalizar o valor da plataforma. Ter um grande ecossistema implica a aceitação de uma plataforma por uma grande base de desenvolvedores.
Por exemplo, uma plataforma pode não ter um ecossistema viável se houver poucos desenvolvedores e/ou pouco valor econômico 'por cima' da plataforma. Symbian é muitas vezes citado como sendo um SO decente, mas uma plataforma pobre com um ecossistema medíocre.
Então estas três frases são sobrepostas mas têm um tom diferente. Embora talvez não intencional, a ênfase de Elop em Ecosistema vs. Plataforma ou SO, pode sinalizar que o que está faltando na estratégia da Nokia é a motivação ou incentivo dos desenvolvedores para participar. Minha previsão de licenciamento do WP7 pode não se encaixar bem nessa deficiência, mas talvez o potencial de construção de ecossistemas da Microsoft ainda seja maior do que o da Nokia.
>br>colado de