Qual é a diferença entre um chipset e um processador?
Um chipset é literalmente uma coleção de chips de computador que são projetados especificamente para trabalhar em conjunto - ou seja, um chipset é um conjunto de chips.
Há anos atrás, os processadores às vezes eram construídos a partir de múltiplos chips. Exemplos incluem o chipset LSI-11 e o chipset iAPX432.
Aqui está uma imagem da versão MCP-1600 do LSI-11 a partir da página ligada acima. Os 5 chips maiores à esquerda são o chipset MCP-1600 que implementam o processador LSI-11.
O chipset iAPX432 chegou em um pacote um pouco mais exótico, chamado QUIP:
(Image source.)
Estes dias, quando as pessoas se referem a um "chipset", geralmente no contexto de um PC baseado em x86, eles estão usando-o como um abreviação para "chipset de suporte periférico de placa mãe"
Em máquinas x86 modernas, o "chipset" pode ser apenas um chip real. Este chipset é projetado para trabalhar em conjunto com um processador ou família de processadores estreitamente relacionados. Esse chipset é responsável por conectar uma ou mais CPUs à RAM externa, discos rígidos/SSDs e/ou outros periféricos.
Não é o único uso do termo "chipset", mas o mais comumente encontrado em torno de pessoas construindo e/ou usando computadores convencionais baseados em x86.
Artigos semelhantes
- Existe alguma diferença entre um SO Android rodando em um processador baseado em ARM e um processador baseado em x86?
- Qual é a potência de um processador de 1 GHz? Vale a pena comprar um? Se não, que processador devo comprar?
- Qual deles é mais rápido, um processador normal com SSD ou um bom processador com HDD? O que mais afeta o desempenho?
- Qual é o melhor processador para celular Android e o processador mais recente?