Como melhorar a minha aptidão e capacidade de raciocínio
Muitas vezes, é um erro de concepção que os testes de aptidão numérica avaliam a sua compreensão para calcular percentagens, proporções de rácios ou operações aritméticas relacionadas. Note que tais exercícios avaliam a sua competência para fazer conclusões significativas de grande quantidade de dados por meio de expressões aritméticas ou algébricas. Portanto, a pedra fundamental de tais exames é avaliar sua capacidade de raciocínio ou resolução de problemas, em vez de puro conhecimento de aritmética. A seção abaixo lhe dará poucas idéias de como avançar suas aptidões ou habilidades de resolução de problemas para testes de raciocínio numérico.
P>Perguntas do teste de raciocínio prático
Para melhorar suas habilidades de resolução de problemas, é essencial que você pratique a resposta aos tipos de perguntas que provavelmente aparecerão em seu teste numérico oficial. Quando você passa pelos seus materiais de prática não adivinha a resposta, mas sim pensa na solução e tenta chegar à resposta correta você mesmo. No início, estude o desafio com o qual você está lutando lentamente. Certifique-se de compreender a lógica e os conceitos importantes para resolver o problema. Uma vez que você compreenda tal desafio, pratique o conceito em conjuntos de perguntas semelhantes e veja se consegue resolvê-los rapidamente.
Remmbre-se, se você não entender completamente a lógica por trás do desafio e não se esforçar o suficiente para passar por cima da explicação corretamente, então é provável que você falhe em mais testes. Verificando a sua compreensão de cada uma das questões e obtendo o ponto por detrás dela melhora as suas aptidões numéricas.
Practice multiple-step solutions
Para avançar ainda mais na sua aptidão, você precisa ter exposição regular aos tipos de questões que não podem ser resolvidas simplesmente aplicando operações aritméticas de rotina única aos problemas de um passo; mas ao invés disso você precisa ser confrontado com um conjunto de desafios que exigem que você enfrente soluções de múltiplos passos onde você tem que passar por vários estágios de cálculos ou cálculos mentais para chegar à resposta final. Você pode ver a seção de resolução de problemas numéricos onde você pode encontrar um bom exemplo de tais perguntas. Assim, para avançar na sua competência de resolução de problemas por raciocínio numérico você tem que ser confrontado com tarefas desafiadoras de vários níveis de dificuldade.
Improve nas suas áreas fracas
Para avançar na sua preparação você precisa analisar quaisquer fraquezas no seu conhecimento de matemática, aritmética mental e resolução de problemas. Qualquer deficiência em qualquer uma destas áreas pode ter um impacto significativo na sua capacidade de resolver as questões e, em última análise, irá baixar a sua pontuação. Por exemplo, se você tem lacunas no conhecimento de somas e tem bom intelecto mental ou raciocínio, então é provável que você falhe porque os números não podem ser manipulados, exceto as regras da matemática. Ao contrário, se você tem bom conhecimento de aritmética, ou seja, você sabe como usar porcentagens, frações ou outras operações aritméticas relacionadas, enquanto suas habilidades mentais ou de raciocínio não são desenvolvidas até o nível necessário para o teste de aptidão numérica, então não é provável que sua pontuação seja alta.
Por isso, para melhorar seu desempenho você precisa adquirir, desenvolver ou fortalecer a matemática, a aritmética mental e as habilidades de resolução de problemas e trabalhar através de tipos de exames que podem surgir no seu exercício oficial de aptidão numérica.