Que características de IU são mais importantes em aplicações de design 3D?
Hi, isto é muito legal que você esteja pegando este assunto e tentando descobrir - esta não é uma tarefa pequena de fato!
Eu sinto que a interface do software atual é na maioria das vezes inchada, sobrecarregada, e excessivamente dependente de atalhos de teclado, tornando-a uma curva de aprendizagem extremamente íngreme.
Na verdade, ter de aprender uma nova interface torna-se uma grande barreira para a mudança de software.
No que diz respeito à interface real...
Para mim, o mais importante seria uma navegação intuitiva, fácil e precisa no espaço 3D.
Devo ser capaz de focar em qualquer parte da cena, vê-la de ângulos diferentes, compreender exactamente o que eu'm vejo e de que ângulo, e o que os controlos de manipulação disponíveis para mim vão fazer.
De lá - tudo depende do caso de utilização. O que você está buscando? Modelagem de personagens? Modelagem mecânica? Rigging? Texturização? Animação? Visualização arquitectónica? Renderização de interiores? Rastreamento de movimento? Composição dos efeitos?
Cada um destes exigiria um conjunto diferente de optimizações para que a interface fosse eficiente.
Sinto que uma boa forma de o fazer é descobrir os principais fluxos de utilizadores em que se está a tentar concentrar (por exemplo, poderia questionar os utilizadores de software 3D sobre quais as acções que realizam mais vezes quando trabalham, e quais as acções que tendem a ocupar muito tempo).
Então, lance-as, e descubra formas de encurtá-las o máximo possível, enquanto mantém o grau de controle necessário, e cuidando da integridade geral do sistema's.
Quando eu costumava fazer 3D, eu focava principalmente em modelagem de personagens, rigging e animação - então se isso's a área, I'terá prazer em responder.
It'é realmente fascinante ver este problema chamar a atenção, se você pudesse compartilhar seu progresso à medida que avançava, I'ficaria super entusiasmado!
Thanks,
Leo