Como é que as pessoas viviam antes da Pesquisa no Google?
No risco de se perder no ruído, acho que a pergunta se presta a uma interpretação mais ampla do que muitas das respostas desta página. Há realmente duas revoluções sugeridas nesta pergunta, embora uma esteja implícita e a outra explícita. Recentemente tive esta conversa em outro contexto.
Eu entendo que a pergunta destaca o Google especificamente, mas hoje é difícil separar "antes do Google" do "antes do Google no seu bolso". A menos que você vivesse no tempo em que a informação existia no papel, é muito difícil realmente tatear o que significa não ter informação verificável na ponta dos dedos. Com exceção das maiores notícias, você aprendeu apenas os destaques da mídia de radiodifusão, mas no dia seguinte você recebeu os detalhes nos jornais.
Para fazer pesquisa, muitas vezes era difícil ou impossível ter uma amostra suficientemente ampla à mão, por isso utilizamos a biblioteca pública. Peças para a fabricação? Você poderia pagar um resgate de um rei's pelo Diretório Thomas, ou folhear as páginas da biblioteca. Quer saber mais sobre os antecedentes de um evento mundial? Você lê as edições anteriores na biblioteca. Esse ponto já foi dito por outros postando nesta página.
O que significa, no entanto, é que todos nós vivemos confortavelmente com um nível tangível de incerteza. Mesmo a "última" informação teve que passar pelo processo de edição e pré-impressão antes de encontrar tinta e distribuição. As "notícias" tinham frequentemente pelo menos um dia de idade. As pesquisas através de enciclopédias ou livros temáticos especiais eram atualizados anualmente. As contradições na pesquisa científica eram discutidas e os consensos encontrados antes mesmo que a maioria do público tomasse conhecimento de um determinado assunto na imprensa.
Arte e literatura no domínio público tinham de ser localizados por especialistas em arquivos físicos. As pessoas planejavam suas vidas com antecedência porque muitas vezes era difícil coordenar horários individuais. Mais tempo foi gasto em pensamento e compreensão porque sabíamos que tínhamos que completar tarefas usando apenas a informação disponível, na sala ou no espaço em que estávamos. Se você estava perdido na estrada, isso significava mapas de papel, o sol e/ou uma bússola.
Quando o Google se juntou ao mundo dos motores de busca concorrentes, a maior parte da informação que agora aceitamos como fontes fiáveis não existia ou era facilmente acessível. Como o Google forjou mais além da pesquisa em documentos móveis, digitalizando livros e mapeando o mundo, nós também estávamos entrando numa era de mídia móvel com a primeira geração de PDAs e smartphones.
O colapso dos gateways de informação tradicionais é realmente concomitante com a idéia de sermos capazes de nos conectar a qualquer informação, em qualquer lugar que vamos. Não estou convencido de que estejamos realmente mais certos hoje do que naquela época anterior, mas a capacidade de alcançar um resultado de busca no topo da classificação satisfaz a maioria das nossas inseguranças sobre ser ignorante.
Contrário para alguns outros, eu não'não acredito que estivéssemos mais aborrecidos no passado do que hoje. I'poderia até arriscar dizer que estávamos mais comprometidos conosco mesmos, com o nosso ambiente e com as pessoas ao nosso redor. Amigos eram pessoas que você realmente conhecia, e não associados casuais de associações profissionais ou outras.
Eu gosto do tempo em que vivemos agora, assim como gosto do que eu conhecia antes. Eu ganhei'não julgar se desta vez é melhor ou pior, é apenas muito diferente.
Artigos semelhantes
- Como o Google poderia permitir que a pesquisa do calendário do Google fosse interrompida por mais de dois anos?
- Como pedir educadamente às pessoas para fazerem uma pesquisa
- O seu firewall deve ir antes do seu router ou antes do seu modem?
- Como fazer uma pesquisa inversa de imagem sem que ela seja salva no Google