Devo aprender Java ou Kotlin para desenvolver aplicações Android?
Dar-lhe-ei a resposta habitual do Gestor de Produto a uma pergunta "gostaria que isto ou aquilo", "sim". Em outras palavras, você deve aprender ambos.
Serei honesto, eu realmente não gosto de Java. É uma linguagem pesada, pesada e pedante que foi construída sobre algumas idéias que desde então caíram em desuso, como orientação a objetos sendo o único paradigma de programação que você precisa, e você deve vender sua avó por um pouco mais de segurança tipo tempo de compilação. O Java 8 melhora as coisas mas ainda tem muitos problemas.
Kotlin parece ser uma melhoria significativa, fundamentalmente a mesma abordagem do Java mas levando em conta 20 anos de lições aprendidas com a escrita de software em Java no mundo real, um pouco como eu imaginaria que o Java 10 ficaria se a Oracle abandonasse um compromisso de manter a compatibilidade com o passado. Como tal, eu aprenderia Kotlin como sua linguagem de escolha para novos projetos Android, ele deve aumentar significativamente a sua produtividade lá.
No entanto, você vai ter que aprender Java, não há como fugir dele. O Android já existe há mais de 10 anos, e nesse tempo, a grande maioria do código escrito para ele está em Java (o resto é C++ usando o NDK). Isto significa que:
- li>Todos os projetos existentes que você for chamado a manter serão escritos em Java. Você não vai convertê-los todos para Kotlin porque não vai valer a pena investir tempo se eles estiverem funcionando bem em Java, e mesmo que você os porte, você precisa entender o código Java que você está portando!
- Ainda as bibliotecas de código aberto de terceiros que você usar serão quase todas escritas em Java, se você puxá-las para baixo do GitHub, você está puxando o código Java, se você entrar nelas no depurador, você estará entrando no código Java.
- A camada JVM do sistema operacional Android ainda será escrita em Java, então se você entrar nela, você estará entrando em Java>li> Toda a documentação, exemplos de código, tutoriais, respostas de estouro de pilha, etc. escritos até este ponto que se relacionam com Android & APIs construídas para Android serão escritas em Java.
também, se o seu desenvolvedor profissional, as chances são, você estará desenvolvendo em outras plataformas além do Android, e Java está em toda parte, então as chances são de que você será chamado para trabalhar com código Java não Android em algum momento. Java é tão onipresente que paga para qualquer desenvolvedor ter alguma familiaridade com ele.
Eu realmente recomendaria aprender os dois, mas se você estiver pronto para aprender apenas um, ele tem que ser Java. Para o desenvolvimento Android, saber Kotlin é aconselhável, saber Java é essencial.
A boa notícia é que, porque Kotlin é mais uma progressão de Java, em vez de uma partida radical, eles não estão a um milhão de milhas um do outro quando se trata de fundamentos, então um desenvolvedor Java experiente vai pegar Kotlin muito rapidamente e vice-versa, aprender ambos certamente não vai demorar o dobro do tempo que aprender um.
A curva de aprendizagem principal com o Android não é a linguagem de programação de qualquer maneira, é aprender as APIs, como a pilha de IU funciona, como o sistema operacional gerencia sua aplicação e seus recursos etc. e essas são todas as mesmas linguagens que você desenvolver com.
Artigos semelhantes
- Devo aprender Kotlin ou Java para desenvolver aplicações Android em 2021?
- Que linguagem é melhor para aprender em 2020, Kotlin ou Java?
- Quanta java é necessária para desenvolver aplicações para andróide? Onde eu começo a desenvolver se eu tiver uma idéia em mente?
- Kotlin fará os telefones Android funcionarem mais rápido ou melhor do que Java?