Porque não havia um filme "Star Trek: Deep Space Nine"?
Tenho a certeza que existem algumas razões financeiras, porque as razões criativas não impediriam um estúdio de pressionar para continuar a ordenhar um espectáculo se pensassem que haveria bom dinheiro nele... mas também existiam algumas razões criativas sólidas para transformar TNG numa franquia de filmes e não DS9 (ou Voyager).
O final da série TNG foi incrivelmente aberto (intencionalmente, pois já estavam a trabalhar em Generations na altura). A estréia da série não mudou nada sobre as personagens ou premissa. Picard salvou o universo, e então nós vimos todos os personagens principais, continuando a viver juntos na nave, sentados na mesa de pôquer, e literalmente a última linha da série foi "o céu é o limite". Foi feito à medida para sequelas.
Por contraste, o final da DS9 envolveu um monte de tópicos de história e enviou várias personagens em aventuras separadas. Sisko desapareceu, Odo foi juntar-se aos Fundadores, O'Brien estava voltando para a Terra, Worf aceitou uma embaixada. Vários grandes arcos (a Guerra do Dominion, Sisko lutando para descobrir seu status como Emissário) foram embrulhados. Embora certamente teria sido possível continuar contando histórias baseadas em torno de Bajor e da estação, o final da série foi claramente escrito para proporcionar uma resolução satisfatória para o show, e não para criar sequelas.
VOY era a mesma situação. Dada a premissa, "Voyager volta para casa" era basicamente a única forma de dar um final satisfatório à série, mas que ao mesmo tempo tornava muito difícil a criação de qualquer sequela. (Claro, eles poderiam ter decidido que a tripulação da Voyager ficou junta no navio e foi expulsa em novas aventuras, mas com a premissa precisando ser completamente mudada, teria sido estranho.)
Basicamente, a TV episódica sem um arco forte se presta bem a ser transformada em uma franquia de filmes, enquanto uma série baseada em arco onde toda a corrida tem um início, meio e fim definidos é muito mais difícil de transição.
No caso da VOY, realmente não havia escolha - eles Tinham que terminar a série com o navio voltando para casa, ou teria sido fundamentalmente insatisfatório. Para a DS9, se os produtores tivessem motivos para pensar que uma série de filmes era possível, teriam terminado a série de forma diferente? Talvez. Então há uma questão de galinha e ovo sobre se a DS9 terminou como terminou porque eles sabiam que não haveria filmes, ou se não houve filmes porque o final não se prestou a isso. Eu nunca vi nada de concreto de qualquer maneira .
Artigos semelhantes
- Qual foi o destino do USS Franklin na linha do tempo principal (Star Trek, Star Trek tos, universo paralelo, star trek beyond, sci-fi)?
- A Descoberta existiu na linha do tempo original do Star Trek antes dos eventos do filme do Star Trek 2009?
- Qual é o consenso geral sobre o Star Trek Discovery versus o restante da série Star Trek? Vale a pena subscrever o All Access da CBS?
- Por que parece que a maior parte do elenco do Star Trek de toda a série nunca fez nada de bom depois do Star Trek?