Faz algum sentido alterar as configurações do meu equalizador? Ou será que os artistas pretendem que ouçamos a sua música no 'flat'?
De facto, você deve sempre deixar o equalizador plano e não aumentado (em outras palavras, todas as bandas totalmente maximizadas NÃO é igual a "flat") - para ser específico, centrado em cada banda de frequência disponível. Sim, os produtores musicais introduziram exatamente a quantidade de baixo e outras freqüências que eles queriam que você desfrutasse na sua ponta. E sempre que você introduz qualquer impulso ou corte em qualquer banda, você também está introduzindo mudanças de fase que podem estragar o palco sonoro e a imagem da gravação, exceto nos equalizadores mais avançados.
Isso não significa que não há propósito em ter um equalizador - certamente pode haver. Todos os sistemas de som podem ficar aquém da perfeição, e alguns alto-falantes e salas têm picos e mergulhos pronunciados que colorem consistentemente o som. Um equalizador pode ajudar a compensar esses erros constantes, mas em geral as correções devem ser pequenas, e não "esta banda toda para cima, próxima banda toda para baixo" tipo roller coasters.
Frankly, o melhor uso de equalizadores foi para caixas de boom que tinham alto-falantes limitados, onde o EQ seria freqüentemente usado para impulsionar alguns graves tristemente faltantes, ou colocar um pequeno impulso para os graves extremos em unidades que só fingiam ter um tweeter com um escudo de plástico moldado que LOOKED como poderia ser um tweeter.
Também, alguns carros são espaços tão estranhos acusticamente que um EQ de carro pode ajudar a compensar o espaço interior e a localização das colunas, que podem estar a saltar do vidro traseiro ou enfiados por cima do painel de instrumentos, onde estranhos efeitos de filtragem podem facilmente acontecer.
Mas, em última análise, se escolheu o seu sistema de som para ser neutro, detalhado e preciso, e se gosta da sensação do espaço de gravação de uma boa gravação acústica, deixe o EQ em paz. O Reggae pode estar isento, pois muitos dos "sistemas de som" originais na Jamaica eram apenas grandes colecções de qualquer altifalante de PA que pudessem montar, destinados a serem ouvidos ao ar livre e nas ruas para atrair a atenção de uma multidão (de preferência jovem e excitável) - e os estúdios eram frequentemente também rudimentares. Se você quer que seu sistema reflita isso enquanto você toca reggae, sim, vá em frente e brinque com o EQ - lembre-se apenas de desfazê-lo quando você mudar de volta para outra coisa!
Artigos semelhantes
- Os artistas ganham mais com o streaming do que os artistas costumavam fazer antes do streaming?
- Qual é o melhor ajuste do equalizador em um equalizador de 3 canais para metais pesados?
- Os artistas são pagos pela Apple Music se a música for baixada (offline) ou apenas quando a música não é baixada?
- Quais são as melhores configurações do equalizador para os graves nos fones de ouvido?