Existe uma oportunidade para operadores de nuvens virtuais como a MVNO?
Existe definitivamente espaço para MVNO's no mercado atual se você olhar para a Virgin Mobile se não me engano, eles eram uma das maiores MVNO's onde não estavam realmente rodando a infra-estrutura, mas sim alugando-a de outros e depois revendendo-a.
No entanto, como o espaço está lotado de ambos os lados, é importante que você tenha um diferenciador claro para o seu negócio. Aqui é onde a Virgin foi capaz de ter sucesso usando a extensão da marca é bem como a marca Virgin para criar um serviço que os clientes poderiam imediatamente conectar e ressoar com.
Sem que você simplesmente estaria tentando fazer arbitragem de preços e isso pode ser transformado em um negócio, como foi feito cerca de uma década atrás quando a VoIP estava apenas decolando e as pessoas estavam revendendo serviços VoIP através de cartões de chamadas móveis que eles vendiam para os clientes finais para fazer chamadas internacionais mais baratas.
A diferença é que num jogo de arbitragem puro você não tem um diferenciador único para que os seus clientes mudem facilmente para o próximo melhor fornecedor com uma tarifa mais barata, pois você não é capaz de estabelecer uma conexão de marca para o consumidor, então se alguém sair com um serviço mais barato, eles vão usá-lo em seu lugar.
Isso também é porque o custo da mudança é baixo, então sem algo mais para vincular os clientes à sua empresa, então tão fácil quanto foi o cliente usá-lo, eles também terão a mesma facilidade de transição para um provedor diferente.
Artigos semelhantes
- O que é esta linha vertical de nuvens no Google Earth? Como foi formada? É uma formação real de nuvens ou apenas alguma falha?
- Operadoras de Redes Virtuais Móveis: O que é preciso para criar uma MVNO?
- Usar uma lanterna numa arma de fogo dá aos operadores posição durante a noite?
- Qual é o custo de oportunidade?