O que é o modelo padrão? Explicar em palavras simples?
O Modelo Padrão da física de partículas é a teoria que descreve três das quatro forças fundamentais conhecidas (as interacções electromagnéticas, fracas e fortes, e não incluindo a força gravitacional) no universo, bem como a classificação de todas as partículas elementares conhecidas. Ela foi desenvolvida em etapas ao longo da segunda metade do século XX, através do trabalho de muitos cientistas ao redor do mundo,
com a formulação atual sendo finalizada em meados da década de 1970, após a confirmação experimental da existência de quarks. Desde então, a confirmação do quark superior (1995), do tau neutrino (2000) e do boson de Higgs (2012) acrescentaram mais credibilidade ao Modelo Standard. Além disso, o Modelo Standard previu várias propriedades de correntes neutras fracas e os bósons W e Z com grande exatidão.
Apesar do Modelo Standard ser teoricamente auto-consistente
e ter demonstrado enorme sucesso em fornecer previsões experimentais, ele deixa alguns fenômenos inexplicáveis e fica aquém de ser uma teoria completa de interações fundamentais. Ela não explica completamente a assimetria bariões, incorpora a teoria completa da gravitação.
como descrito pela relatividade geral, ou explica a expansão acelerada do Universo como possivelmente descrito pela energia negra. O modelo não contém nenhuma partícula viável de matéria escura que possua todas as propriedades requeridas deduzidas da cosmologia observacional. Também não incorpora oscilações de neutrinos e suas massas não nulas.
O desenvolvimento do Modelo Padrão foi impulsionado tanto por físicos teóricos como por físicos experimentais de partículas. Para os teóricos, o Modelo Padrão é um paradigma de uma teoria quântica de campo, que exibe uma ampla gama de física, incluindo quebra de simetria espontânea, anomalias e comportamento não-perturbativo. Ele é usado como base para construir modelos mais exóticos que incorporam partículas hipotéticas, dimensões extras e simetrias elaboradas (como a super-simetria) numa tentativa de explicar resultados experimentais em variação com o Modelo Padrão, como a existência de matéria escura e oscilações de neutrinos.