Uma conexão com fio requer mais largura de banda do que uma conexão sem fio?
Largura de banda é uma medida da capacidade da conexão. Por exemplo, um fio de cobre utilizado nas ligações telefónicas fixas tradicionais, tem uma capacidade "típica" de cerca de 50 Mbps (esta capacidade pode ser aumentada se as distâncias forem menores e utilizando electrónica mais sofisticada em ambas as extremidades do fio de cobre). A largura de banda de um fio de cobre é de cerca de 1 MHz e, para o cabo coaxial, a largura de banda é de cerca de 1000 MHz (mais uma vez, tipicamente); a capacidade, com electrónica sofisticada em ambas as extremidades, é de cerca de 15.000 Mbps. Uma vez que o cabo coaxial é partilhado entre muitas casas, a capacidade típica entregue é de cerca de 100 Mbps por casa. Por outro lado, a fibra tem uma largura de banda quase ilimitada e, portanto, uma capacidade quase ilimitada. Os sistemas implantados atualmente têm capacidade de até 80.000 Mbps, e isso pode ser aumentado com a atualização da eletrônica final. Estes são exemplos de conexões com fio.
No caso de wireless, se a banda de espectro implantada tem uma largura de banda de 20 MHz, a capacidade entregue em uma célula (com várias antenas, vários setores) é normalmente de cerca de 1000 Mbps. As bandas mais recentes para 5G deverão ter uma largura de banda de 100 MHz e assim a capacidade entregue será de 5000 Mbps (ou superior), a ser compartilhada por todos os usuários na célula em torno de uma torre.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre banda larga com fio, banda larga móvel e banda larga sem fio fixa?
- Qual a diferença de ping entre uma conexão com fio e uma conexão sem fio?
- Quanto as empresas como Netflix e YouTube pagam por largura de banda? Os seus pagamentos correspondem ao seu consumo de banda?
- O que é frequência, largura de banda, alcance? Qual a relação entre eles?(em termos de sinal sem fio,Wi-Fi)