Onde tem funcionado o comunismo?
Comunismo, como originalmente definido, não tem't funcionou em qualquer lugar. Temn'nem sequer foi tentado em qualquer lugar.
As pessoas tendem a esquecer quão vago e reacionário era o Manifesto Comunista. Todos os detalhes são bastante esquemáticos, e definidos mais pelos seus efeitos do que pelos seus métodos. O comunismo marxista era uma crítica materialista às condições de trabalho industrial do século XIX, mas era't um conjunto coerente de propostas para uma alternativa, como as pessoas tendem a pensar.
Comunismo, naquela época, não't precisava de um plano, pois o comunismo nunca foi concebido como um movimento planejado, nunca pretendeu ser uma escolha, nunca pretendeu ser o resultado de qualquer tipo de processo de tomada de decisão centralizada. Marx deliberadamente contrastou sua análise crítica, reacionária, específica e materialista que usou com as economias de comando, que ele chamou de "socialismo utópico"
Marx previu que o comunismo seria um resultado do capitalismo, a apoteose do progresso, e que resultaria no enfraquecimento do estado e no abandono das distinções de classe. Ele acreditava que o comunismo cresceria naturalmente e inevitavelmente fora do mercado livre, sem qualquer tipo de planejamento ou coordenação, não que coexistiria e atuaria como um competidor do mercado livre.
Os países mais capitalistas da época, ou seja, os Estados Unidos, porque estavam mais adiantados no processo dialético, se tornariam, ele pensava, os mais comunistas de amanhã, liderando o movimento. Ele aplaudiu a Guerra Civil Americana, ao ver a emancipação da escravidão como parte desse processo dialético e como um sinal da transição dos EUA's para o comunismo.
Se você acredita na dialética histórica, e define "comunismo" como o que os países capitalistas do século 19 (como tipificado por Robber Baron-era America) evoluíram desde então, então o país comunista mais bem sucedido do mundo neste momento seria, ironicamente, os Estados Unidos... Na verdade, houve uma série mundial de protestos e revoltas de direitos civis por volta de 1848 que culminaram com a restauração do Japão's meiji, o movimento de direitos das mulheres's e o fim simultâneo da escravidão naqueles poucos países que ainda a tinham (Brasil, Tailândia, EUA).
A revolução foi't televisionada, então não há muita gente que saiba sobre ela, mas o historiador marxista Eric Hobsbawm escreveu um bom livro sobre ela, The Age of Revolution.
Como aconteceu, ao contrário do que Marx previu, os partidos abertamente "comunistas" têm't realmente chegaram ao poder em qualquer país realmente industrialmente avançado. Eles vencem principalmente em ditaduras feudalistas (como a Rússia czarista e a China Qing) ou ex-colônias (como Cuba e Moldávia). O que eles fizeram com esses países seria provavelmente irreconhecível para os simpatizantes comunistas originais do século 19.
Se o comunismo no sentido original existe em qualquer parte do mundo, ele'não está indo pelo nome "comunismo". O que's chama-se a si mesmo "comunismo" hoje em dia está mais próximo do "socialismo utópico" que Marx tanto desprezava. Entretanto, há alguns estados que se autodenominam comunistas que tinham ou têm políticas relativamente iluminadas. Como melhor posso dizer, esses estados são o Vietnã, a Nicarágua e a China pós-Mao. Agora, tenha em mente, I'estou dizendo "relativamente". Cada um deles é bastante disfuncional à sua maneira, mas eles'ainda estão indo melhor do que a média dos países "comunistas".
Artigos semelhantes
- Alguém vê programas da Apple TV Plus? Este serviço de subscrição tem funcionado até agora para a Apple? Existe algum programa de topo?
- Como o aplicativo Twitter Unfollow tem funcionado para pessoas desconhecidas no Twitter?
- Pode o Socialismo/Marxismo/Comunismo trabalhar sem a coerção forçada da propriedade produtiva e a ab-rogação da propriedade privada?
- Porque é que Churchill odiava o comunismo?