Pode o Socialismo/Marxismo/Comunismo trabalhar sem a coerção forçada da propriedade produtiva e a ab-rogação da propriedade privada?
Para uma pergunta como esta, devemos primeiro recorrer aos grandes pensadores da nossa época:
<
Sim, pode funcionar, no sentido em que as pessoas podem juntar-se voluntariamente e cooperar para elevar o nosso nível de vida colectivo. Nós podemos voluntariamente ajudar os necessitados. E podemos fazer tudo isso sem ab-rogar a propriedade privada. Mas nesse ponto, seria provavelmente mais correto chamar o sistema de Capitalismo de Mercado Livre.
Laying snark à parte por um segundo...
Esta questão atinge um ponto bastante importante que a maioria dos Socialistas/Comunistas/Marxistas preferem ignorar. Ou seja, numa Sociedade Livre Capitalista, nada impede os colectivistas de estabelecerem uma comuna Socialista/Comunista/Marxista. A única restrição imposta a eles é que os cidadãos da comuna não podem ser mantidos contra sua vontade e, ao interagir com o mundo exterior, a comuna não pode adquirir propriedade com violência ou outra força. Seria de pensar que se, de fato, o comunismo representasse o auge da evolução social humana, como Marx acreditava, então essas condições seriam facilmente satisfeitas. Quem não gostaria de entrar na Utopia?
>p>Capitalismo de Mercado Livre, em contraste, deve ser violentamente reprimido dentro de uma sociedade comunista.Então talvez um simples "Não" seja a melhor resposta. Uma sociedade marxista/socialista/comunista com propriedade privada é uma contradição, e a coerção é sempre necessária para reprimir a aquisição de propriedade.
Artigos semelhantes
- Quais são alguns exemplos de socialismo nos Estados Unidos?
- Uma pessoa é mais produtiva ao usar um desktop sobre um laptop?
- A 'paragem forçada' afecta a aplicação?
- Se a Amazon lançar um leitor de tablet Android colorido a US$ 250, a Apple será forçada a baixar seus preços no iPad 2?
- Onde tem funcionado o comunismo?