Como é que um olheiro de futebol assiste aos jogos?
É uma pergunta interessante e não simples de responder. Se eu estiver a escrever um relatório de equipa, verei que os pontos fortes e fracos estão relacionados com a forma como o jogador's team want to play.
O jogo começa sempre com o aquecimento. Lá você pode ver evidências de concentração, nervosismo, estupidez, foco, letargia e o profissionalismo geral da preparação. Há uma famosa história de Kevin Keegan a viajar para a Escócia como chefe do Newcastle para assistir a um internacional escocês do U21. Ele saiu antes do fim do aquecimento, baseado na visão de assistir ao sprint do jogador (e na falta de atletismo que prejudicou sua carreira como jogador maduro).
Após o início do jogo. Passo a olhar para a forma das duas equipas com e sem a bola. O que eles fazem nos setpieces ofensivos e defensivos, a abordagem geral da sua equipa, como a defesa, o meio-campo e as unidades ofensivas se combinam. Procuro homens-chave e elos fracos, uma noção da mentalidade coletiva da equipe e notas individuais sobre os pontos fortes e fracos dos jogadores. Também quero notar como eles respondem taticamente às mudanças na situação de jogo - quando os gols são marcados e sofridos, quando as substituições são feitas e também quando o relógio está correndo para baixo, e no início e no final de cada metade.
O objetivo é fornecer ao treinador um plano para derrotar esses adversários, jogando com os pontos fortes do seu lado e explorando os pontos fracos dos adversários.
Então, essa é a base de um relatório de equipa.
Em termos de jogadores, posso notar primeiro um detalhe específico - velocidade, tamanho, agilidade - como você diz, e depois I'vou procurar confirmar os meus preconceitos ou preconceitos sobre um jogador se eu já o vi antes. Se for a primeira vez que o vejo, vou querer ser capaz de me satisfazer, posso descrever quem e o que ele é para o meu manager.
Em um sentido todos podem ver os efeitos da altura, peso, velocidade e agilidade. Mas o olheiro honesto na linguagem corporal no sucesso e na adversidade, um jogador se relaciona com seus companheiros de equipe quando eles marcam ou tomam um gol, se o jogador joga para si mesmo ou para a equipe, se ele é corajoso na posse de bola ou manso. Quando ele se desvanece nos jogos e quando ele prospera. Como o time's montado o ajuda e atrapalha e como ele pode se sair em diferentes circunstâncias e em uma equipe diferente.
Muitas vezes você está comparando jogadores com arquétipos de jogadores e situações que você'já viu várias vezes, milhares de vezes.
Eu normalmente estou pintando um quadro/concentrando um plano para ajudar minha equipe a vencer sua equipe na próxima semana ao invés de olhar para assinar alvos especificamente.
Então algum desse papel do Próximo Relatório do Oponente é sobre construir confiança ("onde nós estamos apostando é....."). Parte disso é aconselhamento ("nós'vamos perder se jogarmos assim"). Muito disso é um relato factual. Algumas observações são brutais e desdenhosas porque essa é a função que's exige. Às vezes os relatórios são muito generosos para os jogadores que estão falhando.
Eu aprendi a ver jogos por osmose através do acesso ao arquivo dos anos 90 do grande olheiro Leeds John Barr (Página em Sabotagetimes.com) por um curto período de tempo. Ele e ele tinham uma maravilhosa economia de estilo, uma habilidade de resumir um jogador em uma frase ou observação brilhante de um tic que ninguém mais terá notado. Eu sempre penso 'como John Barr resumiria este jogador?'
Por exemplo, lá'é um jogador que eu observo regularmente que é um personagem carismático mas tóxico, um meio-campista que opera com o princípio de que os seus interesses são sempre melhor servidos pelo seu minimo privado de companheiros de equipa mais abnegados no camarim e por muitos gestos vazios no campo. No entanto, ele enganou os seus dois últimos treinadores, fazendo-os acreditar que ele é um profissional exemplar e um líder material. Mas quando se conhece o seu modus operandi, é realmente muito divertido de se ver. Outro jogador largo que eu costumava assistir desbotou mal sempre que ele tinha fãs em casa no mesmo lado do campo que ele e só entrava realmente no seu quando colocado no lado oposto do campo.
Então, em resumo I'diria que o que a maioria dos fãs vêem em preto e branco, um olheiro decente vai ver em cores. Aqueles com olhos abençoados vêem tudo e em alta definição também.
Como um aparte eu diria que as primeiras impressões são geralmente corretas. Três visualizações dar-lhe-ão um bom senso de um jogador, mas também há o perigo de poder ver um jogador demasiadas vezes num curto espaço de tempo, criando assim uma confusão de impressões largamente negativas. A maioria dos jogadores não'não melhorou com visualizações repetidas - é apenas o caso de as suas falhas se tornarem mais aparentes em detrimento dos seus pontos fortes. Há muito em que pensar e nunca se sabe ao certo o que se vai ver.
Artigos semelhantes
- Que jogador é o motivo pelo qual você assiste ao futebol?
- Como ajustar o atraso do áudio no Netflix enquanto assiste usando fones de ouvido Bluetooth
- Será que um laptop levará mais dados do que um smartphone enquanto assiste a vídeos no YouTube porque é grande?
- O Papa Francisco assiste ao Jogo dos Tronos?