Podemos mergulhar com um relógio de resistência de 5 ATMs em uma piscina?
Em geral a resposta deve ser sim. No entanto, eu leria atentamente o manual do proprietário. Tenho um relógio que é resistente à água a 200M ou 20 bar, no entanto o fabricante (Casio) o recomenda para nadar em geral, pois as forças vistas ao mergulhar em uma piscina ou nadar ativamente podem exceder a capacidade das focas, especialmente em um vai mais profundo. Ele realizou um mergulho fino de um barco para snorkeling a profundidades de 20 a 30 pés sem problemas.
Um relógio ATM 5 foi testado a uma profundidade de 5 atmosferas de pressão. 1 ATM é a pressão do ar ao nível do mar. Então 5 ATM é de 130 pés ou 40 metros na água do mar. Meu relógio Casio G-Shock funciona bem para nadar em geral, mergulhando de uma prancha de mergulho (alto ou baixo), mas é inadequado como um relógio de mergulho, pois o ato de se mover ou nadar na profundidade nominal ou perto dela excederia a classificação de pressão estática dos selos.
A chave para procurar na classificação é se o teste estava em uso sob a atividade designada ou estática (definida na profundidade por um período de tempo definido e depois recuperada). A maioria dos relógios de mergulho tem a classificação ISO 6425. O ISO 6425 incorpora várias normas ISO para a penetração de ar resistente ao choque, resistência à água salgada, etc. Os relógios que cumprem estas normas podem ser marcados como mergulhadores com as classificações de teste de profundidade apropriadas, tais como Divers 300m, o que significa que foi testado e passou todos os componentes da norma até 300 metros.
Eu tenho um relógio Casio vestido que é resistente à água a 50m ou cerca de 3 Bar, que a Casio declara ser bom para salpicos acidentais, exposição à chuva e breve submersão, mas não é adequado para natação geral, snorkeling, etc. Se de facto foi arrancado do meu braço perto de uma piscina e caiu a uma profundidade de 12 a 15 pés. Não sobreviveu devido à infiltração de água.