Por que a Escala de Tempo Geológico é importante?
A escala de tempo geológico não é o tipo de coisa que tem vantagens ou desvantagens como tal. É antes uma declaração da nossa melhor compreensão dos vários períodos e linha de tempo da longa história da Terra. Ela está sujeita a atualização e refinamento conforme o conhecimento e novos dados ditarem. Uma representação divertida segue.
As idades numéricas associadas à escala de tempo são determinadas por uma série de métodos, incluindo alguns que são baseados na decadência radioativa. Estes têm-se tornado extremamente precisos e precisos ao longo dos anos. Estas medições altamente precisas têm sido associadas a fósseis de todos os tipos e tipos de vida, desde esporos até ossos. Estas formas de vida têm-se desenvolvido e evoluído ao longo dos milhões de anos da história da Terra. Uma determinada forma é agora frequentemente reconhecida como indicativa de um período de tempo.
A história da Terra incluiu uma série de eventos que resultam em mudanças maciças no ambiente da Terra e, consequentemente, nas suas formas de vida predominantes. O impactor Chicxulub foi um desses eventos. Ele impactou cerca de 66 MY atrás e terminou o Cretáceo, a era dos dinossauros.
A um nível amplo a escala de tempo é quebrada em eons e depois progressivamente subdivisões menores cada uma representando um período distinto da história e evolução da Terra. Do mais longo ao mais curto, estes são Eons, Eras, Períodos, Épocas e Idades. Alguns são nomeados para o estágio de desenvolvimento da vida, outros para a área onde as rochas desta idade foram reconhecidas pela primeira vez.
O relógio acima (proveniente da Wikipédia) mostra algumas das principais unidades de tempo geológico e eventos definitivos da história da Terra. O eon hadeano representa o tempo antes do registro fóssil da vida na Terra; seu limite superior é agora considerado como 4,0 Ga (bilhões de anos atrás). Outras subdivisões reflectem a evolução da vida; o Arqueano e o Proterozóico são ambos éons, o Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico são eras do Éon Fanerozóico. O período quaternário de três milhões de anos, o tempo dos humanos reconhecíveis, é demasiado pequeno para ser visível a esta escala. A tabela da Associação Geológica da América abaixo pode fornecer insights adicionais.