O que correu mal com o Google Wave?
Por que o Google Wave não conseguiu uma adoção significativa dos usuários? :
A principal razão é certamente a má adoção dos usuários, mas mais importante, a causa principal é IMHO que a demonstração de maio de 2009 foi vista como a data de lançamento do Google Wave, ao invés do lançamento público do serviço em maio de 2010:
O anúncio de maio de 2009 foi para uma pré-visualização do desenvolvedor / versão pré-alfa aberta a convidados.
O primeiro problema é que esta demonstração gerou um enorme zumbido no público em geral. Por causa desse buzz, e apesar de seu status pré-alfa claramente anunciado, todos se empurram para testar um produto que estava longe de estar pronto (incompleto, buggy e lento). E claro, todos esses testadores ficaram muito rapidamente desapontados e perderam o interesse tão rapidamente.
Um ano depois, em maio de 2010, o Google Wave obteve o status de "Google Labs" (geralmente para o Google isso significa pré-alfa) e tornou-se aberto a todos (e às contas do Google Apps), sem a necessidade de convites. Nesse momento, o produto era extremamente estável, flamejante e tinha cumprido a sua promessa de ser uma forma muito eficiente e inovadora de comunicar e colaborar online.
A segunda parte do problema é que, neste momento de Maio de 2010: A. As pessoas que tinham experimentado o Wave permaneceram na sua ideia inicial sem voltarem a verificar o produto. B. Em agosto de 2010, apenas 3 meses depois do que deveria ter sido lembrado como sua verdadeira data de lançamento, o Google anunciou o fim do desenvolvimento do Wave.
Wave permaneceu aberto durante quase dois anos após este anúncio, mas com uma mensagem no topo da UI dizendo que ele não'não seria mais desenvolvido e logo fecharia, ele'não é de se admirar que ele não'não tenha tido muito mais tração depois disso....