As Nações Unidas podem invadir um país?
Em 1950, após a Coreia do Norte ter iniciado a guerra civil com a Coreia do Sul, que ambos os lados tinham vindo a conspirar, a ONU autorizou o uso da força contra o Norte.A força da ONU era maioritariamente americana e liderada por um general americano - Douglas MacArthur.
A autorização da ONU foi possível por ordem de Stalin's ao seu embaixador da ONU para se abster na votação da decisão do Conselho de Segurança, que a URSS poderia ter vetado.
Fiz um pequeno trabalho de pesquisa há muitos anos estudando porque Stalin agiu como ele agiu. Ele estava extremamente preocupado em enfrentar os EUA, cuja economia era 4 vezes maior, e que não tinham sofrido nenhuma invasão continental e menos de 1 milhão de baixas na Segunda Guerra Mundial. A URSS tinha superado cerca de 70% da máquina de guerra nazista ao custo de talvez 30 milhões de baixas.
Então Stalin decidiu não vetar a resolução do CSNU de lutar contra a Coréia do Norte, pois isso faria com que os EUA invadissem unilateralmente em nome da Coréia do Sul. Stalin parece ter calculado que torná-la uma resposta da ONU poderia de certa forma restringir os EUA na guerra.
Mas isso foi há muito tempo atrás quando a ONU era substancialmente controlada pelos EUA. Desde então dezenas de novos países tornaram-se independentes do colonialismo, e agora os EUA já não controlam a sua assembleia geral, excepto aqueles que podem subornar e intimidar.