2gb de RAM é suficiente para Linux?
Depende do que você está planejando fazer. 512MB é frequentemente citado como o mínimo para a sessão gráfica. Meu primeiro laptop de 2000 ainda está rodando Debian e tem 512MB. Você pode editar textos com vim, ler alguns pdf, e isso é tudo. Navegar na web é agora bastante impossível a menos que você bloqueie todos os scripts etc...Para um servidor, 512MB é muito bom para um firewall, um bastião ssh, um pequeno servidor web com conteúdo estático. Mas para outros fins, mais RAM será apreciada.
Mas é claro que você pode inicializar o Linux com ainda menos! Existem algumas distro específicas para este tipo de desafio. Como o Linux está rodando em quase todo lugar/tudo, você pode adivinhar que os fabricantes não colocaram Gigs de RAM em todos esses dispositivos (roteadores, telefones, coisas inteligentes conectadas, etc, todos os dispositivos embutidos[1] ). A RAM é cara, a RAM precisa de espaço, adicionar peso, etc...
Dê uma olhada também na ZRAM se você estiver com pouca memória RAM mas com um CPU decente, pode ser útil.
NB: Alguns instaladores de distro Linux precisam de mais de 512MB. A RHEL precisa de 1GB para o processo de instalação, mas você pode reduzir a quantidade de RAM depois.
Para tarefas pesadas de IO, às vezes o conselho é 1GB por 1TB de armazenamento (para caches etc).
Para bancos de dados, eles adoram ter muita RAM. Então aqui, 4, ou mesmo 8GB poderia ser o requisito mínimo.
Para um uso desktop, com um browser moderno, parece que 4GB é o mínimo agora.
Footnotes
[1] Linux em sistemas embarcados - Wikipedia