Uma bateria de 1,2 V pode ser usada em um sistema de 1,5 V?
Sim, é feito o tempo todo.
1,5 V baterias são tipicamente alcalino-manganês e/ou zinco-carbono que têm uma tensão nativa de circuito aberto de 1,5 volts. Mas durante a descarga elas cairão para níveis de tensão mais baixos devido ao esgotamento e resistência interna ao fluxo de corrente. Sabendo disso, praticamente todos os dispositivos alimentados por baterias são projetados para serem capazes de trabalhar com baterias esgotadas até 1,1, 1,0 ou mesmo 0,9 volts por célula.
Se você quiser usar células recarregáveis como NiMH ou NiCad, funcionará bem, mesmo que aquelas tenham uma tensão nominal de 1,25 volts por célula, um pouco inferior a 1,5 de alcalinas.
A razão é que essas duas químicas recarregáveis geralmente têm uma curva de descarga mais plana e menor resistência interna. Assim, à medida que eles se esgotam, a tensão desce muito mais lentamente. Eles são geralmente considerados como esgotados em torno de 0,9 a 1,0 volts, semelhante às tensões de fim de vida das células alcalinas.
Então geralmente leva mais tempo para que uma célula recarregável de tamanho similar alcance sua tensão final do que uma célula de uso único. Há muitas vantagens em usar as células químicas recarregáveis de 1,2 volts em vez das células de 1,5 V.
Artigos semelhantes
- Quantos dias uma bateria de 5000mah pode ser usada?
- Quanta RAM deve ser usada pelo sistema no Android?
- Uma lanterna de alto fluxo luminoso pode ser usada com sucesso em autodefesa para cegar temporariamente um atacante?
- Pode-se fotografar a Via Láctea com uma Canon EOS 600D? Que lente deve ser usada?