Casa > Q > Qual É O Melhor Drm Que Os Grandes Serviços De Streaming Têm Usado?

Qual é o melhor DRM que os grandes serviços de streaming têm usado?

Asking for the 'best' sempre requer fornecer critérios para definir o 'melhor'. Eu opto aqui para definir 'o melhor' aplicado ao DRM como: 'mais adaptável a diferentes cenários', 'mais robusto sob ataque', 'mais fácil de implementar', 'menos invasivo para o usuário final'.

DRM (Digital Rights Management) é um conjunto de técnicas de proteção de conteúdo. Muitas pessoas pensam que seu único propósito é impedir a cópia de conteúdo. Isso é uma simplificação excessiva. Devemos colocar a ênfase no 'M' em DRM. Nós procuramos técnicas que nos permitam decidir como a informação é consumida. Lutamos pela idéia poética de que o conteúdo é realmente digno de ser gerenciado, não são apenas dados de lixo ou informações casuais. As ideias positivas em DRM ultrapassam facilmente uma visão do DRM como uma mera ferramenta de interesse comercial. Uma vez que o anterior foi dito, temos agora algumas décadas de proteção de conteúdo atrás de nós. Temos visto sistemas anti-cópia para discos físicos (DVD, BluRay, anti-cópia privada da Sony e muitos outros), CAS (Content Access Systems), DRM, VPNs, conexões seguras (HTTPS, TLS, SSL) e, finalmente, DRMs de conteúdo online (Fairplay, PlayReady, Widevine, Nagra e alguns outros menores). Muitos destes DRMs/CASs/anti-copy's têm sido muito pouco imaginativos. Certamente os 'maus' não perseguem uma visão de um mundo melhor para os consumidores de conteúdo.

Se nos concentrarmos nos DRMs aplicáveis ao streaming de hoje, há algumas conclusões, desejos e factos a ter em conta:

nenhum esquema de protecção está completamente seguro sob ataque. É apenas uma questão de tempo que alguém vai quebrar o esquema. DVDs e BluRays são um exemplo claro de engenhosidade nesse sentido.

-mundos separados uma vez : TV por satélite paga e conteúdo enlatado, estão convergindo. O conteúdo de alta qualidade que antes só era apropriado para discos físicos, hoje em dia pode ser transmitido/baixado em plena glória. O conteúdo streamed tem sido protegido com sucesso (muito mais do que os discos físicos) pelo CAS. Isto é devido a uma propriedade da CAS : a rotação rápida da chave. O fluxo é protegido por um conjunto de chaves que é alterado a cada poucos segundos, minimizando assim a vantagem de quebrar a chave para um único segmento de conteúdo. Como a fronteira entre os canais pagos e os serviços OTT se esbate, o mesmo se aplica ao CAS vs DRM.

-DRM ou proteção de conteúdo dificilmente é universal em um grande número de dispositivos que podem manipular o conteúdo hoje em dia. Nem todos os dispositivos manipulam todas as principais soluções de proteção. Serviços de conteúdo mundial são forçados a suportar mais de um (e mais de três) esquemas de proteção.

Então, como uma conclusão precipitada para manter esta resposta sob o tamanho de um artigo completo, se você olhar para o raciocínio acima e estiver em busca de uma solução DRM para o seu negócio de streaming, que é presumivelmente global, você deve procurar : um DRM que suporte o maior número de dispositivos, um DRM que não seja excessivamente ingênuo e aplique técnicas que tenham sido demonstradas pelo menos 'suficientemente fortes' na frente de um atacante, um DRM que se aplique igualmente bem em muitos tipos de redes/situações/negócios.

As minhas preferências vão para : Widevine e Playready. Widevine foi uma empresa muito inovadora que trabalhou arduamente para fazer convergir CAS e DRM. Eles desafiaram jogadores muito maiores criando pela primeira vez kits SW para implantar um forte esquema de proteção sobre essencialmente qualquer dispositivo, não importa quão simples ou quão poderoso. Não é surpresa que o Google os tenha adquirido após algum tempo. Eles ainda se dão bem, seu SW é excelente e hoje você pode tê-lo grátis para muitas aplicações, embora no mundo do 'grande' conteúdo você não o obteria grátis e você será um pouco atrasado pelos termos do Google, mas ei, nada é (totalmente) perfeito. O Playready é o resultado de muitas tentativas e muitas falhas graves na Microsoft sobre a protecção e transmissão de conteúdos. E, como todos sabem, falhar muito e tentar muito normalmente leva você a saber muito (se você sobreviver). Parece que a Microsoft sobreviveu e o Playready é agora uma excelente opção para o consumo de conteúdo de instrumentos. Playready possui um dos ou talvez o mais extenso portfólio de plataformas suportadas para executar agentes DRM. É uma solução totalmente comercial e tem todos os elementos-chave discutidos acima (Widevine também).

Existem pequenas diferenças entre Playready e Widevine em termos das funções que podem ser realizadas. Pode haver grandes diferenças na adoção de uma ou outra devido aos termos e condições e ao tamanho do seu negócio. Final recommendation: implement both.

Regards.

De Ferrand Mahan

Quão má será a erupção de Yellowstone para o mundo? :: Economicamente e politicamente, como o mundo será afetado se Yellowstone entrar em erupção?