Porque está o nosso esqueleto no interior?
Porquê o nosso esqueleto no interior?
Presumo que esteja a perguntar porque é que os humanos e outros animais desenvolveram um esqueleto interno (endo) em vez de um exosqueleto como um insecto:
A maioria dos vertebrados tem um 'endosqueleto' interno, que é composto por tecido mineralizado sob a forma de osso e cartilagem. Estes ossos compõem um sistema esquelético único para cada tipo de animal.
Este sistema músculo-esquelético interno fornece suporte ao corpo e dá ao ser humano (e a muitas espécies animais) a capacidade de se mover. Mas uma grande percentagem da vida neste planeta na verdade faz o contrário. Eles colocam os seus esqueletos no exterior, na forma de exoesqueletos. Os insetos são o exemplo mais comum, e depois há crustáceos como lagostas.
Então por que as pessoas têm esqueletos internos ao invés de exosqueletos? Provavelmente a maior razão é que, do ponto de vista fisiológico'é altamente impraticável e pode na verdade ser bastante perigoso.
Uma razão é que para crescer, organismos com exoesqueletos devem derramar ou 'moltar' seus esqueletos externos e então crescer um novo. Durante o processo de moldagem, um animal é extremamente vulnerável a predadores:
Uma cigarra emergindo de seu exoesqueleto moldado. Em artrópodes, tais como insetos, aracnídeos e crustáceos, a muda é o desprendimento do exoesqueleto (que é frequentemente chamado de sua concha), tipicamente para deixar o organismo crescer. Este processo é chamado ecdysis.
Uma outra vantagem que um endosqueleto tem sobre um exoesqueleto é que, por ser tecido vivo, um endosqueleto continua a crescer, juntamente com o resto do corpo. (Os nossos ossos vivos são, no entanto, à base de cálcio, enquanto que os insectos usam quitina: os nossos ossos desintegrar-se-iam se estivessem continuamente expostos ao mundo exterior). Um endosqueleto permite assim que vertebrados como os humanos se movimentem facilmente, e cresçam a tamanhos muito maiores do que aqueles com esqueletos externos, como os insetos.
Uma outra vantagem é que, embora sejam relativamente leves, os endosqueletos são capazes de suportar maiores pesos corporais do que os exosqueletos. Se tivéssemos uma 'concha' externa, ela precisaria ser extremamente espessa para suportar nosso peso, provavelmente limitando nossos movimentos.
Como um aparte, o 'exoesqueleto humano' foi uma idéia que surgiu pela primeira vez nos anos 60, e ainda está sendo revista até hoje. Este chamado 'exoesqueleto humano' é na verdade uma estrutura externa que pode ser usada para suportar o corpo:
Este 'exoesqueleto humano', apelidado de Phoenix, é projetado para ajudar pessoas deficientes a se deslocarem sem a ajuda de dispositivos de mobilidade com rodas. Alimentado por um sistema de motores eléctricos, o quadro dá aos membros um movimento, força e resistência extra.
Os esqueletos prometem poderes sobre-humanosA tecnologia para dar às pessoas poderes sobre-humanos está a ser desenvolvida, mas será a coisa certa a fazer?https://www.bbc.co.uk/news/technology-44628872