Como é que o Huawei se tornou um gigante dos smartphones?
Quem é a Huawei e como é que se tornou o segundo maior fabricante de smartphones?Huawei ultrapassou a Apple para se tornar o segundo maior fabricante de smartphones do mundo por quota de mercado, de acordo com os últimos números.
A empresa chinesa vendeu mais de 50 milhões de telefones nos últimos três meses para ultrapassar o gigante baseado no Cupertino e agora está atrás apenas da Samsung na tabela.
Aqui está tudo o que precisa de saber no último gigante mundial de smartphones.
- Quem é o Huawei?
Fundada em 1987 e sediada em Shenzhen, na China, a empresa é hoje mais conhecida por seus smartphones, tablets e smartwatches, mas também é uma força global em equipamentos de telecomunicações, criando uma gama de produtos incluindo roteadores de banda larga, dongles e outros dispositivos.
A empresa agora tem mais de 170.000 funcionários e está presente em mais de 170 países.
- Como ela conseguiu ultrapassar a Apple?
A empresa tem vindo a crescer constantemente a sua quota de mercado na Europa há já algum tempo, tendo sido uma das forças dominantes na sua China natal antes disso.
Os mais recentes smartphones emblemáticos - o P20 e o P20 Pro - têm sido os mais vendidos da empresa no Reino Unido a alguma distância, graças às impressionantes especificações que rivalizam tanto com o Samsung Galaxy S9 como com o iPhone X.
O P20 Pro foi também o primeiro smartphone a apresentar um sistema de câmara traseira tripla em resposta à Apple e Samsung adoptando câmaras traseiras duplas nos seus telefones de bandeira.
A mudança funcionou, sendo o P20 amplamente aclamado pelos críticos após o seu lançamento como uma alternativa genuína tanto para a Samsung como para os dispositivos da Apple.
- Pode ficar à frente e apanhar a Samsung?
A longo prazo, a Huawei disse que está "confiante" que pode desafiar a Samsung e a Apple, mas a curto prazo os especialistas prevêem que o gigante da tecnologia americana irá recuar relativamente em breve.
O período que estes números cobrem inclui uma época em que a Huawei lançou dois telefones premium, enquanto que a Apple não lançou nenhum.
O próximo iPhone deverá ser anunciado em setembro, com alguns relatórios afirmando que poderá haver até três novas versões do aparelho a caminho.
O aumento previsto nas vendas a partir daí é provável que a Apple salte o Huawei de volta para o segundo lugar, de acordo com a empresa de análise IDC, que compilou os números de participação de mercado.
- Em que mais a empresa está trabalhando?
Assim como seus principais telefones P20 e P20 Pro, a empresa também tem uma segunda linha alta de telefones conhecida como seus dispositivos Mate.
Huawei já confirmou que um novo dispositivo Mate será lançado antes do final do ano, seguido por um sucessor do P20 na primavera de 2019.
Artigos semelhantes
- Como é possível que o Poco X3 NFC da Xiaomi tenha uma bateria gigante e uma tela de 120Hz por $235?
- Especializada, Gigante, Trek e Fuji. Como classificarias estas marcas de bicicletas?
- Há realmente algo de especial no Fat Man, além do contador Geiger, ou é apenas uma fisga gigante e as munições são a parte perigosa?
- Qual telefone é melhor, Huawei Honor 7X, Huawei Mate 10 Lite, ou Huawei Nova 2 Plus, e por quê?