Casa > P > Porque É Que Os Estados Unidos Gostam De Intimidar A China?

Porque é que os Estados Unidos gostam de intimidar a China?

Em 1949, Mao advertiu[1] que a China permaneceria "insegura, não consolidada e deslegitimada" até transformar tanto a velha ordem mundial imperial como a velha China. No ano seguinte, os EUA bombardearam a costa de Dandong e civis em várias cidades, seus aviões de guerra zumbiram na costa Shantou e Winston Churchill disseram ao mundo: "Eu acredito na divisão final da China - e quero dizer final"

Os insultos continuaram por décadas. Os Aliados pensaram de forma semelhante. Em 1951 os EUA lançaram a guerra biológica[2] sobre a China.

Em 1992, depois de o Departamento de Defesa dos EUA[3] ter anunciado a sua missão de impedir a emergência de uma superpotência rival na Ásia, a Marinha deteve um cargueiro chinês, o Yinhe, à mão armada em águas internacionais durante três semanas, alegando que transportava contrabando (não transportava).

Dois anos mais tarde o presidente Clinton enviou a frota mais poderosa jamais reunida através do Estreito de Taiwan.

p>Em 1998 os EUA lançaram cinco bombas de precisão sobre a embaixada da China em Belgrado, matando três diplomatas e ferindo gravemente vinte e o diretor da CIA, George Tenet, disse ao Congresso: "Foi o único alvo que nomeamos."

Em 2014 um artigo da Marinha dos EUA[4] propôs o lançamento de minas submarinas ofensivas ao longo da costa chinesa e a destruição de suas linhas de comunicação marítima, enquanto enviava forças especiais para armar minorias em Xinjiang e no Tibete.

Em 2017 a Força Aérea reafirmou sua disposição de lançar um ataque nuclear à China e em 2018 a Marinha praticou o bloqueio do acesso da China ao petróleo através do Estreito de Malaca.

America tem intimidado a China por setenta anos.

_______________________________________________________________________

1 Zhai, Qiang (2005-10-20T22:58:59). China e as Guerras do Vietnã, 1950-1975 (The New Cold War History) (Kindle Locations 227-231). The University of North Carolina Press. Kindle Edition.

2 RELATÓRIO DA COMISSÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL PARA A INVESTIGAÇÃO DOS FACTOS RELACIONADOS COM A GUERRA BACTERIAL NA CORÉIA E NA CHINA. Dr. Joseph NEEDHAM (Reino Unido), F.R.S., Sir William Dunn Reader in Biochemistry, University of Cambridge; anteriormente Conselheiro (Científico), H.B.M. Embassy, Chungking, e posteriormente Diretor do Departamento de Ciências Naturais, UNESCO.

3 PLANO DE ESTRATÉGIA DOS EUA CHAMA PARA NÃO SEGURAR O DESENVOLVIMENTO RIVAL. Por PATRICK E. TYLER. The New York Times, março de 1992.

4 US Naval Institute Proceedings, Deterring the Dragon

Falando sobre ameaças estrangeiras à China na Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU em 10 de abril de 1974, Deng Xiaoping disse às Nações Unidas, "A menos que nós desenvolvamos, a China será intimidada". Para nós, o desenvolvimento é a única verdade dura"

De Antonin

A Sling TV vale a pena? Vale alguma coisa? :: Como é que o Huawei se tornou um gigante dos smartphones?