O que aconteceria se a Rússia atacasse os E.U.A.?
O que aconteceria se a Rússia atacasse os EUA?
Eu acho que a questão é, porquê, quando e como....
Você pode argumentar que a Rússia já está atacando os EUA eletronicamente. O ataque ao Vento Solar foi bastante sério e tenho certeza que a administração Biden tomará algumas medidas como resultado.
Tradicionalmente, ataques no ciberespaço têm sido tratados mais como espionagem do que como ataques militares. Presumo que esta política vai continuar. Eu não espero uma resposta militar ao ataque dos Ventos Solares.
Se você quer dizer um ataque militar tradicional, então é uma história diferente. Se a Rússia tentar atacar os EUA, haverá uma resposta militar.
NOTE: Esta resposta assume um cenário não-nuclear. Numa guerra nuclear, todos nós morremos, fim da resposta.
O problema com esta pergunta é sobre a capacidade. Ao contrário do filme "Red Dawn", há muito poucas oportunidades para a Rússia realmente atacar os EUA continentais. Qualquer conflito entre os dois países é muito mais provável através de proxies.
Se a Rússia atacar um território dos EUA ou aliado: presumivelmente isto significaria uma guerra na Europa. Nesta altura, qualquer ataque russo a um membro da OTAN parece ser extremamente remoto. Contudo, a resposta é pré-estabelecida. Os EUA cumpririam a carta da OTAN e nós estaríamos em guerra com a Rússia. Este é basicamente o cenário da Terceira Guerra Mundial que os EUA têm vindo a planear desde que o Muro de Berlim subiu. Seria uma guerra terrestre muito confusa, muito sangrenta na Europa.
Se a Rússia atacasse o Alasca: Este parece ser o cenário mais provável, para ser honesto. Embora seja TAMBÉM extremamente remoto, é pelo menos possível. O Alasca é escassamente povoado e um empurrão concentrado da Rússia provavelmente resultaria na possibilidade de ocuparem o Alasca se assim o desejassem. Isto resultaria numa resposta militar maciça dos EUA e os EUA invocariam então o Artigo 5º da Carta da OTAN. Mais uma vez, segue-se a Segunda Guerra Mundial. Isto não é um bom resultado para a Rússia, porque eles ficariam efectivamente presos no Alasca. Há apenas uma estrada e uma linha férrea para fora do Alasca, pelo que não podem descer para as 48 milhas mais baixas ou mesmo para o Canadá. Eles não podem efectivamente recuar porque as suas costas ficariam contra o Estreito de Bering. Há poucas estradas e infraestrutura mínima, então eles precisariam embarcar em todos os seus alimentos e munições.
Se a Rússia atacar os EUA continental: Mais uma vez, isto parece remoto no extremo. A Rússia simplesmente não tem o apoio logístico para fazer algo como isto. Mesmo durante o auge da guerra fria, a URSS teria lutado. Hoje, a Rússia tem basicamente capacidade zero para realizar este tipo de operação com sucesso. Contudo, se isso acontecesse, faria com que o artigo 5º da OTAN fosse novamente invocado. Mais uma vez, a Terceira Guerra Mundial resultaria, mas o resultado seria uma vitória muito rápida e decisiva por parte dos EUA. Veja aqui uma resposta muito longa: A resposta de Alex Jauch&apos a Let&apos diz que os EUA foram invadidos com sucesso. Como seriam as primeiras 48 horas?
Se você observar o que a Rússia está realmente fazendo, eles estão agindo de forma a promover seus interesses sem arriscar uma guerra direta com os EUA. Na realidade, devemos esperar que isto continue. Um confronto militar directo é improvável, devido aos riscos de escalada. Putin compreende este jogo e é muito bom nisso. Ele continuará a empurrar os EUA e a avançar a sua agenda, mas não arriscará uma escalada para um conflito militar completo.
Artigos semelhantes
- Em que continente está localizada a Rússia, Europa ou Ásia? Se é a Europa, por que não faz parte da União Européia?
- Por que a Rússia está dando mais importância ao Paquistão do que a Índia na questão do Afeganistão e Talibã?
- Que leis do país são mais rigorosas contra LGBT, da Rússia ou da Turquia?
- Até que ponto são confiáveis as notícias vindas da RT (Rússia Hoje) sobre o conflito na Ucrânia?