O coronavírus COVID-19 pode se espalhar através de um pacote vindo de Xangai, China?
Editar: da Organização Mundial de Saúde - uma semana após a minha resposta
Se você está curioso em saber a razão, aqui está a minha resposta original:
Vírus não duram muito em gotículas ou superfícies. Particularmente para a família coronaviridae que está envolvida (fator importante), tenho quase certeza que após um dia, a carga viral é tão baixa, que provavelmente é insignificante em um pacote da China apressado expresso por via aérea. Ao incluir tudo de tal pacote - o tempo total para chegar até você seria aproximadamente alguns dias úteis quando apressado, tão seriamente - fat chance.
A opção mais rápida para pacotes da China para os EUA é geralmente a DHL International Express, que é geralmente 3-5 dias. Mas a opção mais rápida é demasiado cara para os retalhistas se comprar produtos chineses no Walmart ou na Amazon que lhe envia o seu pacote.
Para a grande maioria dos envios da China, será quase certamente via frete lento (extra lento se os navios são lentos a vapor para poupar nos custos) se você for um distribuidor grossista/retalhista. Quando o frete chega aos EUA - para mim, vindo de um fabricante em Alibaba há uns anos atrás é mais ou menos um mês por frete marítimo (frete aéreo é 2-3 semanas, eu acho) - não vai infectar, então as chances são zero.
Existiram memes sobre esta ideia selvagem de contratar esta nova estirpe de coronavírus por pacote. Gostaria de aproveitar a oportunidade para apontar uma enorme desinformação nas redes sociais, um exemplo óbvio disso é um mito de que a nicotina cura infecções por vírus corona que se está a espalhar no Twitter, bem como sugestões de que o vírus foi feito num laboratório e uma vacina já existe.
A estirpe específica de vírus corona em questão nem sequer é tão mortal como a SRA. Como qualquer doença infecciosa emergente - é tudo esperar e ver enquanto se prepara - mas o risco global, a partir deste momento, é muito baixo nos EUA, apesar de alguma retórica mediática que a torna particularmente sensacional. Parece ter sido apanhado muito cedo apesar dos números de casos reais serem provavelmente subnotificados (o meu palpite é um factor de 2-3x). É importante colocar isto em perspectiva - cerca de 60.000 pessoas nos EUA morrem anualmente do vírus da gripe e as pessoas que morrem de coronavírus são da mesma população que morrem de gripe - pessoas mais velhas com outros problemas de saúde. Ainda há algumas incógnitas e isso não é para descartar uma potencial mutação que poderia torná-la mais virulenta de pessoa para pessoa (o que posso notar que muitas mutações aleatórias não ajudam o vírus - é muito mais provável que o prejudique), mas tenha em mente as estatísticas reais no contexto.
É um pouco como ataques terroristas - o medo excede o risco real. As pessoas tendem a tomar decisões irracionais por medo - muito mais pessoas morreram em acidentes de carro por causa da retórica da mídia sobre terrorismo do que os números reais sobre ataques terroristas.
Referência: Recebi uma bolsa de pesquisa específica para doenças infecciosas do NIH - Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, doenças infecciosas experimentam um dos dois únicos laboratórios de biossegurança de alto nível num campus universitário, e têm uma carreira em medicina nos EUA. Eu também vivi por acaso a SRA em Hong Kong, por isso vi aparecer todo o tipo de medos irracionais.