Como transformar meu rádio FM em uma faixa de recepção de ar
Em alguns dos receptores superheterodyne mais antigos, você pode ser capaz de ajustar o oscilador local para afinar a faixa de ar.
O que exatamente isso significa?
Receptores superheterodyne combinam a freqüência da estação de rádio de entrada, e a de um gerador de sinal dentro do receptor ("oscilador local") para produzir um novo sinal no que é chamado de "freqüência intermediária" ("IF"). O IF é geralmente a diferença entre os dois sinais, e é uma freqüência fixa (tradicionalmente 10,7 MHz na maioria dos receptores FM de consumo)
Por exemplo, eu quero ouvir uma estação FM em 100,1 MHz. Quando sintonizo o rádio em 100,1, o oscilador local produzirá uma frequência de 100,1 + 10,7 = 110,8. Os sinais da estação e do oscilador são combinados, e a diferença de freqüência (110,8 - 100,1 = 10,7) é extraída para ser convertida em um sinal de áudio.
Em um receptor FM normal, o oscilador local pode ser sintonizado para produzir sinais entre 98,7 e 118,7 MHz, correspondendo à faixa de 88-108 MHz. A banda de ar é de 108-136 MHz, portanto para sintonizar esses sinais, o oscilador precisará ser modificado para cobrir 118 a 147 MHz. Em receptores mais antigos, isto pode ser feito frequentemente ajustando a bobina de sintonia do oscilador local. (Receptores mais novos, usando loop trancado de fase ou sintetizadores digitais como osciladores, são muito mais difíceis de modificar e estão fora do escopo desta resposta.)
Outra questão é que as transmissões de banda aérea usam AM (Amplitude Modulation) em vez de FM (Frequency Modulation). No entanto, receptores FM baratos muitas vezes decodificam AM muito bem. (Um dos meus colegas de quarto da faculdade tinha uma aparelhagem de som barata que às vezes recebia a torre de controle do aeroporto próximo sem modificação!)