É teoricamente possível instalar uma bios diferente no mesmo PC?
Sim, é possível flashear uma imagem BIOS diferente para uma placa mãe. Existem ferramentas especialmente desenhadas para este fim. Algumas destas ferramentas podem flashear uma imagem da BIOS para qualquer marca ou modelo da placa-mãe, independentemente de a imagem da BIOS ter sido desenhada para ser usada com essa placa-mãe.
No entanto, o facto de poder fazer algo não significa que seja sensato fazê-lo.
Diferentes placas-mãe têm hardware diferente e cada BIOS da placa-mãe é desenhada especificamente para trabalhar com o hardware dessa placa-mãe. Usar uma BIOS de uma placa-mãe em uma placa-mãe diferente quase sempre resultará em falha completa da placa (que chamamos de "bricking"). Mesmo a menor das mudanças no hardware da placa-mãe pode levar a falhas catastróficas.
Agora, é possível para um programador experiente modificar uma imagem da BIOS, reescrevendo ou substituindo partes de seu código para adicionar funcionalidade ou melhorá-la. Uma operação bastante simples é actualizar o código de inicialização de um periférico incorporado na placa mãe, como uma rede ou um controlador SATA/RAID. Outra alteração pode ser adicionar um módulo para suportar alguma outra peça de hardware que está sendo anexada à placa. Ainda outras mudanças podem envolver o desbloqueio de seções da BIOS que normalmente estão escondidas do usuário, a incorporação de informações em uma BIOS para identificar positivamente uma máquina, ou habilitar recursos do hardware que normalmente não são acessíveis. Nenhuma delas, porém, envolve a reescrita da BIOS. Ao invés disso, eles envolvem o uso de ferramentas de software especialmente projetadas para um determinado tipo de BIOS para remover módulos, adicionar módulos, desbloquear ou bloquear recursos, alterar o(s) logotipo(s) de inicialização, ou incorporar informações de identificação. - E o menor erro no uso dessas ferramentas pode fazer tijolos em uma placa-mãe.
Muito mais complexo é o processo de reescrever partes de uma BIOS. Isto requer um programador que esteja completamente familiarizado com código de máquina e programação de montagem e que tenha um entendimento muito forte do código de inicialização da BIOS e outras funções. Mesmo os melhores programadores que tentam isso, entretanto, vão querer mais do que apenas o que eles pessoalmente sabem para confiar; eles querem fluxogramas detalhados e teoria de codificação que documentam o que a BIOS normalmente deve fazer. Então, eles têm que entrar no código da BIOS, desmontá-lo, e depois analisar esse código para ter certeza de que ele está fazendo o que deveria estar fazendo antes mesmo que eles possam considerar fazer uma mudança nele. E, novamente, mesmo o menor erro resultará em uma imagem de BIOS que pode tijolo uma placa-mãe.
Os programadores mais habilidosos podem tentar escrever BIOS personalizados a partir do zero. Isto exigirá que eles tenham um entendimento detalhado de cada parte do hardware da placa-mãe, como ela funciona, e que valores devem ser alterados em que registros para fazer aquele hardware funcionar. Eles também precisam saber cada passo dos procedimentos de inicialização que devem acontecer para carregar um sistema operacional na máquina e todas as interfaces que devem ser configuradas entre a bios e o sistema operacional. Eles têm que ter certeza absoluta de que fazem tudo certo, pois qualquer erro pode impedir que o computador funcione.
Há algumas pessoas que modificam BIOS em cada um desses níveis de habilidade. Os Entusiastas Conhecedores podem assumir o primeiro nível, embora a maioria deles se desvie para alguém mais experiente. Aqueles com maiores habilidades, mas menos frequentemente vistos, irão modificar a funcionalidade da BIOS reescrevendo partes de seu código, às vezes com boas intenções e às vezes com menos saborosos. E um número tão reduzido de pessoas são tão habilidosas que podem escrever uma BIOS do zero, e geralmente são empregadas por empresas como Award ou Phoenix fazendo-as comercialmente.
Para o usuário comum, no entanto, qualquer tentativa de alterar, reescrever ou mudar uma imagem da BIOS é uma péssima idéia. E, como eu disse no início, tentar uma imagem da BIOS que nunca foi destinada à sua placa-mãe nela também é uma péssima idéia.
Isso dito, no entanto, se você ainda estiver interessado na idéia de alterar ou escrever um código da BIOS, deixe-me sugerir que você tome um tempo para aprender, em detalhes, antes de tentar fazer qualquer mudança real. E, se você se tornar esquiador nesta área, que se curte... você pode ser o próximo Gary Kildall.
Artigos semelhantes
- Como funciona teoricamente um controle remoto com um detonador de infravermelho?
- Como instalar o Windows 10 de um portátil Chrome OS para um USB para o ecrã UEFI Bios Utility para um PC Republic of Gaming
- É possível instalar o Android em um Blackberry, e se for possível, que tipo de conhecimento devo ter para torná-lo possível?
- Um sistema operacional de smartphone diferente significa um tipo diferente de usuário? IOS vs Ubuntu Touch vs Windows Phone vs Android