30 anos de idade é muito velho para aprender programação de computadores?
Não, de todo! Eu comecei a falar aos 30, comecei a falar a sério aos 31 e agora tenho 33 anos. Eu tenho trabalhado como desenvolvedor de software nos últimos 1+ anos na área SF/Bay.A minha formação educacional não é nem mesmo em ciências, eu fui para a UC Berkeley e me formei em Ciências Políticas. Trabalhei em marketing e vendas durante 8 anos. Nunca tinha tocado em programação antes de completar 30 anos e não sabia quase nada sobre o que isso realmente implicava.
Sempre fui um fã de computadores e de quebra-cabeças lógicos e lógicos e a programação acabou sendo mais desse tipo de raciocínio do que a matemática com a qual sempre ouvi falar. Escusado será dizer que tive a ideia errada sobre isso durante grande parte da minha vida com base em quantos o descreveria.
Fiz alguns sacrifícios para construir as minhas capacidades nos anos seguintes. Primeiro eu fiz um estágio - não remunerado, depois de apenas alguns cursos de introdução à faculdade comunitária para ter uma noção da experiência de produção em uma pequena start-up. Em segundo lugar, depois de 6 meses no startup, decidi investir uma quantia decente de economia em um Bootcamp estendido (6 meses) focado no desenvolvimento javascript full-stack.
Há momentos no meu processo de aprendizagem que eu tinha que confiar na família e afastar-me do trabalho em tempo integral. O meu objectivo era passar o máximo de tempo possível a escrever código. Um programador/mentor/amigo deu-me alguns conselhos cedo que decidi seguir na fé e acabou por ser o mais verdadeiro de todos para o meu sucesso. O meu amigo tinha acabado de se recusar a oferecer-me um trabalho a tempo inteiro depois de eu ter estado a programar casualmente durante cerca de 6 meses. Eu exigi saber porquê e o que poderia fazer para melhorar.
O meu mentor programador disse-me então:
"Você só precisa das suas 10.000 horas"
Ele estava a referir-se à teoria de que os especialistas são ppl que fizeram 10k horas de trabalho em algo. Bem, até hoje eu diria que ainda estou muito longe das 10k horas, mas com alguns milhares debaixo do meu cinto tenho que dizer que estou completamente espantado com o quão longe eu cheguei! Se me tivessem perguntado se eu poderia ser tão capaz apenas um ano antes, eu teria confiantemente dito a vocês. Não, de jeito nenhum!
Eu sou atualmente o principal engenheiro de front-end do meu empregador inicial e construí tudo, desde websites simples, até uma extensão Chrome, até uma aplicação móvel usando a tecnologia React-Native. Meu salário é competitivo com a Bay Area, seis dígitos. Talvez um pouco menos do que alguém com um diploma universitário, mas este também é meu primeiro papel completo e estou me saindo muito melhor do que muitos outros graduados da BC.
P>Dito isso, eu acho que forcei MUITO mais do que muitos dos meus colegas exatamente porque me senti como um peido velho em comparação com alguns dos 24 anos de idade do programa. No final, eu estava entre os alunos com melhor desempenho no meu grupo e fiz muito para expandir as tarefas da escola, desafiando-me a ir mais longe.
No que diz respeito a ser contratado, o foco no Javascript foi a chamada certa, já que o desenvolvimento web é uma boa ponte entre a ciência da computação hardcore e a programação web altamente requisitada. Existem boas oportunidades e muita demanda para desenvolvedores web de vários calibres, e a experiência prática que você recebe construindo na web é uma ótima maneira de construir suas primeiras 1.000 horas ou experiência em programação e solução de problemas.
Dito isso, encontrar meu primeiro emprego foi o último grande obstáculo. Aqui na Bay Area há muitas opções para vários níveis de habilidade, mas a competição também é alta. Você pode levar até 6 meses para encontrar um emprego, sem mencionar o estigma de o treinamento em Bootcamp ser um fenômeno real. Mas se você está empenhado em fazer a mudança e não abandonar o progresso gradual, as recompensas são imensas.
Eu ganho mais dinheiro, tenho uma experiência de vida mais agradável. Tenha uma habilidade flexível que eu possa vender para o maior lance em qualquer conexão de internet se eu decidir me afastar do trabalho de escritório em tempo integral. Tudo o que é dito sobre o futuro da tecnologia é absolutamente verdade uma vez que você está na indústria.
Eu às vezes trabalho longas horas, mas eu gosto do processo e do produto final e sou bem remunerado o suficiente para saber que ganhei'não tenho que continuar trabalhando até os 75 anos de idade.
Então não, 30 anos de idade não era muito velho para eu começar a programar, era, na verdade, o momento perfeito. Eu tinha amadurecido o suficiente para aceitar este desafio e persegui-lo a todo o vapor. Não deixe que a sua idade o impeça de melhorar a sua vida 10x dobrar.