É possível ter um amplificador com uma potência inferior à do altifalante?
Sim, claro que você pode fazer isso.
Mas eu sinto que preciso mencionar uma discussão que acaba polarizando as pessoas, porque há algumas explicações incorretas sobre o assunto nos fóruns de áudio.
O que as pessoas vão dizer, é que muito pouca energia danifica os alto-falantes. Isso é 100% incorreto se você tomar essa frase literalmente, mas também é ambíguo.
Para refutar essa afirmação, e se eu tiver energia zero indo para o alto-falante? Será que falha? Não. Então pouca energia não é uma boa maneira de explicar o problema.
Os alto-falantes falham porque você os sobrecarrega. Isto está correcto, e não é discutível. Então porque é que as pessoas continuam a dizer que os altifalantes estão com muito pouca potência?
O que eles estão a dizer, é que o excesso de potência pode danificar os altifalantes. A "muito pouca" potência, é que alguém está tentando usar o amplificador para empurrar o SPL (nível de pressão sonora) além do que o amplificador pode lidar corretamente.
O que acontece quando você dirige em excesso um amplificador? Há artigos lá fora que explicam isso com detalhes apropriados, com matemática e gráficos. Mas para manter as coisas simples, quando você dirige em excesso um amplificador, você aumenta os níveis médios de potência de uma forma que você não experimenta quando o amplificador é operado em sua faixa "linear". Este aumento de potência, dados os fatores certos, matará os drivers dos alto-falantes. Ele irá "cozinhar" a bobina de voz.
Talvez não seja bem conhecido, mas quase toda a potência do amplificador vai para o aquecimento das bobinas de voz dos alto-falantes. A eficiência é baixa, como 1%.
A parte boa é que muitos alto-falantes emitem algo como 89 dB ou mais SPL, com apenas um watt ou mais de potência. Se você tem 64 watts de potência por canal, cada alto-falante pode emitir algo como 107 dB de pico SPL a um metro de distância.
THX nível de referência chama 105 dB de pico, mas eu acho que isso é muito alto para a maioria das situações. A um pico mais razoável de 95 dB, 75 dB em média, um receptor de áudio competente deve ser capaz de gerir sem qualquer problema.
Também para ver filmes, os filmes são altamente dinâmicos, por isso a carga nas colunas é inferior à da música.
Moderna, música fortemente comprimida, tocada durante muito tempo, deve ser mantida em níveis "sãos", a menos que tenha muita potência de amplificação, e colunas concebidas para tocar alto-falantes. Altifalantes de alta sensibilidade podem ajudar ( por exemplo, Klipsch)
Artigos semelhantes
- É possível instalar o Android em um Blackberry, e se for possível, que tipo de conhecimento devo ter para torná-lo possível?
- O altifalante do meu computador portátil está a ter sons de rachar! O que posso fazer para resolver isso?
- Um amplificador de 1.000 watts drenará uma bateria?
- Um amplificador superior danifica uma bateria?