Qual é o objectivo do Rick e do Morty?
O Rick e Morty é um espectáculo com várias camadas.P>O mais óbvio, a questão é que é uma comédia e quer que te rias. Este é o ponto numa escala de momento a momento.
Menos óbvio é que é uma ficção científica bastante sólida, e usa isto para criar o seu humor referenciando outros trabalhos de ficção científica e fantasia. A ficção-científica é, naturalmente, um gênero construído sobre a exploração de idéias filosóficas interessantes, e como tal o ponto aqui é simplesmente explorar conceitos como a natureza do poder ou o significado da vida ou o valor das memórias ou simplesmente a estrutura clichê dos filmes de assalto, o que quer que seja interessante. Este é o ponto em um nível episódio por episódio.
Indo ainda mais fundo ao nível das estações, trata-se de uma família profundamente quebrada e disfuncional e explorar o que os torna tão disfuncionais, enquanto os vê crescer e lidar com seus problemas e, agonizando lentamente, aprender como abordar um equilíbrio mais saudável. Este é o núcleo emocional da série, o que faz com que o público se importe o suficiente para continuar assistindo ano após ano, e existe como uma extensão do nível filosófico acima.
Rick é extremamente inteligente e poderoso, e é precisamente por isso que ele sofre de depressão e alcoolismo. Os seus mecanismos de sobrevivência insalubres, por sua vez, sangram na vida da sua família, e causam e continuam a causar a maior parte dos seus vários problemas. A abordagem niilista da vida de Rick provoca a questão filosófica central da série: qual é o sentido da vida? Quando você é literalmente mais poderoso que os deuses e nada material é mais uma barreira, quando todos os pequenos problemas da vida são removidos como um fator e não há nada para distrair dos fundamentos absolutos da questão, qual é o sentido da vida? Rick não tem resposta, concluiu que não há sentido, e assim... depressão e chicoteamento.
Apenas, ele encontrou o início de uma resposta, começando no episódio 1: Morty. Aventurar-se com Morty, compartilhar o universo e suas maravilhas com outro ser humano, formando relacionamentos reais... Rick passou tanto tempo em estado depressivo que não se dá conta disso conscientemente, mas esta é a única coisa que realmente lhe traz algo parecido com a alegria genuína.
O ponto, se eu for for forçado a resumir, é a exploração e jornada de um homem profundamente niilista e deprimido lutando para aprender que existe de fato um sentido na vida, que está tão perdido que nem consegue reconhecer (não importa abraçar) que já o encontrou (ou melhor, tropeçou de costas enquanto tentava explorar Morty como uma mula de droga), apesar de ser de longe o homem mais inteligente do universo.
Artigos semelhantes
- Em Rick & Morty, Rick realmente se importa com Morty?
- Porque é que o Rick do 'Rick e Morty' trata tão mal o Morty?
- Como fazer impressões de Rick e Morty do programa Rick e Morty
- (Rick e Morty Spoilers) Porque é que o Rick trocou os dois Beths aleatoriamente e não quis saber qual deles era o verdadeiro na final da época?