Quais são alguns grandes exemplos de suspensão da incredulidade?
Um bom romance tem um exemplo de suspensão da descrença se você o estiver lendo. Assim como qualquer bom filme ou série de ficção. (E, sem dúvida, também alguns biopics e documentários. Ahem enfim.)
Suspensão da descrença é uma decisão subconsciente tomada pelo consumidor de ficção, onde ele aceita que, apesar de muitas coisas na história serem irreais (às vezes tão irreais quanto crianças encontrarem outro mundo em um armário), eles "suspendem" sua consciência dessa irrealidade, a fim de serem imersos e desfrutarem da história que estão lendo/observando/escutando.
Então no momento em que você está abrindo um livro para ler uma história, você está se envolvendo na suspensão da descrença.
Como um escritor de ficção, eu realmente vejo o ato de escrever e ler uma história como um contrato social entre mim e o leitor da minha história. O livro pede a eles que confiem na minha capacidade de contar uma história, e o leitor, ao abrir meu livro, me pede para não trair sua confiança e torná-los conscientes da irrealidade da história enquanto estiverem lendo-a. Má edição de linha, deus ex machina, construção de um mundo de merda, escrita chata, etc. são todas formas de quebrar esse contrato, e como resultado, quebra a suspensão da descrença do leitor.