Existem filmes piratas que tentam ser historicamente precisos?
Os piratas eram praticamente a escória das profissões marítimas, então seria difícil fazer um filme que fosse ao mesmo tempo historicamente exato, e que tivesse personagens e enredos atraentes. A franquia Piratas do Caribe realmente fez um bom trabalho de retratar os detalhes da vida no século 18, e maneirismos de fala do século 18, mas as histórias eram, é claro, uma besteira completa*t. Os piratas estavam, em geral, bêbados, bêbados, bandidos assassinos a flutuar. As únicas boas histórias históricas que poderiam ser trabalhadas seriam uma vida do Capitão Kidd, que era vítima e criminoso. Seria difícil levar isso ao público, no entanto.
A história de Ann Bonny e Mary Read, no entanto, daria uma grande "minissérie" - elas eram duas mulheres muito incomuns nos séculos XVII e XVIII, e era ainda mais dramático que elas se encontrassem e se tornassem o que se poderia chamar de rainhas piratas. Como com quase todos os piratas, porém, elas não duraram muito. Cerca de um ano ou um ano e meio desde o momento em que se conheceram e começaram a sua agitação, elas foram capturadas. Se eu tiver algum tempo mais tarde hoje, vou editar este post para dar um breve resumo destas duas mulheres muito notáveis.
>p>Edit: Ann MacCormac, também conhecida como Anne Cormac, e mais tarde como Ann ou Anne Bonny, nasceu entre 1680 e 1700 perto de Cork. Seu pai, numa mudança não típica da época, mudou-se para Londres com a garota que ele engravidara, e sua nova filha. Ele então se mudou para a relativamente nova colônia da Carolina do Sul, para Charles Town (agora chamada de Charleston). A mãe de Ann morreu quando ela tinha cerca de 12 anos, e ela se tornou mais do que seu pai poderia conseguir. Dizem que ela esfaqueou uma garota quando ela tinha 13 anos, e que quando um menino tentou molestá-la no ano seguinte, ela o espancou sem sentido, e que ele ficou acamado por três semanas durante sua recuperação. E o que é verdade, ela se casou com um homem chamado Bonny, que tem sido descrito como tudo, desde um pequeno pirata até um filho mais novo de uma família próspera. Ela acabou em New Providence, nas Bahamas, e lá conheceu John "Calico Jack" Rackam. Tornaram-se amantes, e quando ela soube que estava grávida, ele a deixou em uma aldeia na costa de Cuba. O que aconteceu com o filho dela é uma questão de muita discordância, além de que ele era homem. Não muito depois do seu confinamento, ela foi para o mar novamente com Rackam,Mary Read nasceu entre 1685 e 1690. Ela era ilegítima, mas sua mãe a passou com sucesso como filho de seu marido, que tinha ido para o mar e nunca mais voltou. A mãe de Maria recebeu o apoio de sua sogra, e Maria foi criada quando criança, usando o nome de Marcos. Em algum momento, ela fugiu para o mar, mas logo descobriu que não iria encontrar progresso na Marinha Real, então ela saltou de navio e se alistou no exército de Marlborough, na Holanda. Mais uma vez, ela descobriu que não poderia avançar na carreira em um regimento a pé, então ela se juntou a um regimento de cavalos recém-formado. Lá ela se tornou uma corneta, a mais baixa patente de oficial. Como sempre, as contas variam, mas todos eles concordam que ela casou com outro oficial, e que eles venderam suas comissões e com esse dinheiro, e doações de seus regimentos, compraram uma pousada em Breda, no sul da Holanda. Quando a guerra da sucessão espanhola terminou em 1713, e após a morte de seu marido, Mary comprou uma comissão no exército holandês, com o produto da venda da pousada. Um tema que é constante ao longo das contas da vida de Mary Read é a sua ambição. Em tempo de paz, não havia perspectivas de progresso para ela, e ela vendeu sua comissão, e foi para o mar.
Rackam e Bonny tinham roubado um brigue armado (um brigue é um barco à vela com dois mastros). o William, e assumiu a pirataria de uma forma pequena. Eles pararam um navio mercante holandês, e ofereceram o contrato de trabalho padrão de piratas - juntar ou nadar. Mary Read estava naquele navio, e ela se juntou a Bonny e Rackam. Quando Bonny levou uma fantasia para o jovem "garoto" que na verdade era Mary Read, Mary se revelou, e Ann e Mary se tornaram os líderes da tripulação. Rackam nunca foi muito de um líder. Ann e Mary eram muito mais ousadas, para o deleite da tripulação, e suas depredações se tornaram mais notórias. Um Capitão Barnet de um declive de guerra da Marinha Real finalmente encurralou William e o relato é que a tripulação e Rackam estavam muito bêbados e covardes para defendê-la, e que Bonny e Read, com várias pistolas carregadas cada um, aguentaram o grupo de embarque até serem dominados. Rackam e a tripulação foram julgados, condenados e enforcados. Bonny e Read "alegam suas barrigas", significando que eles estavam grávidos. Read morreu, aparentemente de febre na cama, mas Bonny deu à luz um menino, foi perdoada e desapareceu alguns anos depois com seu filho. Alguns relatos, sem nenhuma evidência, dizem que ela casou bem, teve oito filhos e morreu no seu 86º ano.
Mas aqui está o seu problema. Não importa o que o registro histórico diz ou não, qualquer produtor e diretor de cinema ou televisão vai contar uma história que eles acham que vai vender, e para o inferno com a história. O filme de 2012 Lincoln foi tocado como historicamente exato - mas não foi. Um filme sobre piratas é ainda menos provável de ser confiável.
A fonte para Bonny and Read, e para a maioria dos piratas, é A General History of the Robberies and Murders of the Most Notorious Pyrates, do Capitão Charles Johnson. Alguns estudiosos modernos acreditam que o Capitão Johnson foi um pseudônimo de Daniel Defoe, mas esta não é uma crença amplamente aceita. Seja qual for o caso, aquele livro e o livro de Alexandre Exquemelin (ou Esquemeling), History of the Buccaneers of America (cobrindo o século 17) são o closet de fontes históricas disponíveis sobre o assunto.
Artigos semelhantes
- Quais são os filmes ocidentais historicamente mais precisos?
- Como é que o Global Positioning System ou o aplicativo GPS mostra dados precisos e precisos?
- Por que as empresas móveis tentam usar a IU personalizada, mesmo que o estoque do Android seja melhor?
- Como é que a indústria do anime ganha tanto dinheiro considerando todos os sites piratas que existem por aí?