Qual é a diferença entre a exegese e a hermenêutica?
Exegese é a interpretação de um texto através de uma análise profunda do seu conteúdo, a fim de esclarecer o seu significado. Nossa principal tarefa na exegese é descobrir o significado original e pretendido de um determinado texto através de um estudo cuidadoso e sistemático. É o processo de examinar um texto para verificar o que seus primeiros leitores teriam entendido o seu significado.
Baseado na afirmação anterior, não podemos deixar de concordar com os estudiosos que dizem que a exegese é um esforço para voltar à história do autor e do público original. Para fazer uma exegese de sucesso, portanto, uma pessoa precisa aplicar ferramentas gramaticais, lexicográficas e estruturais para "descobrir" o significado original pretendido pelo autor em um determinado texto. Assim, deve-se ter uma boa tradução, um bom dicionário bíblico e bons comentários para fazer um bom trabalho exegético.
A coisa mais importante que uma pessoa deve fazer na exegese é determinar a mensagem original do autor para entender a palavra de Deus para o nosso contexto moderno, ou seja, ele deve primeiro entender a palavra de Deus para o seu contexto antigo.
Hermenêutica, por outro lado, é definida como o estudo do locus of meaning e os princípios de interpretação. Ela se preocupa com a filosofia e a ciência da interpretação. Um comentador cristão disse uma vez;
>p>Hermenêutica é um tipo de processo de discernimento, formas de mineração para Deus e a verdade de Deus's. Nós'estamos explorando o que é infinito e além de nossa capacidade de compreensão, por isso há algum uso prático de ferramentas heurísticas (como experimentar idéias ou usar 'regras do polegar') para vivê-lo. Como outras formas de discernimento, a hermenêutica é uma tarefa que's melhor não é feita sozinha, mas com uma comunidade guiada pelo Espírito que vive e respira esta Palavra Bíblica.Então a hermenêutica bíblica trata da filosofia e ciência da interpretação do texto bíblico usando teorias, métodos, princípios, exegese, como indicado pela sua etimologia. Incorpora, portanto, todas as ferramentas e técnicas que compõem o processo de interpretação bíblica.
A distinção entre exegese e hermenêutica é uma linha tênue. Enquanto exegese é o ato de extrair o significado de um texto bíblico, a hermenêutica estuda o lugar de significado e os princípios de interpretação bíblica. Hermenêutica é, portanto, o campo de estudo que se preocupa com a forma como interpretamos a Bíblia, enquanto que exegese é a interpretação real da Bíblia ao extrair o significado do texto bíblico.
Hermenêutica não só integra exegese (o estudo da Bíblia para entender uma passagem no seu contexto antigo), mas também emprega modelos para aplicar uma passagem bíblica a um contexto moderno. O foco da exegese é o texto. O foco da hermenêutica é matéria como a exegese... por que o fazemos? como o fazemos? como o devemos fazer? Então a hermenêutica bíblica é a ciência (ou regras) que se aplica quando se passa de "exegese" para "interpretação"
No seu grande livro, How to Read the Bible for All Its Worth, Gordon Fee e Dougless Stewart declaram que "exegese é o passo 1 e hermenêutica é o passo 2 para enfatizar que o que pensamos sobre o texto deve ser baseado no que o texto realmente diz"
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
- Qual é a diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday, e qual é a melhor para fazer compras?
- Qual é a diferença entre os vários modelos de Saregama Carvaan (se houver) e qual é o melhor modelo?