A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
Original Q. A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
Obrigações para A2A. Uma pergunta muito boa se me permite dizer e felicito-o por perguntar isto. O número de pontos AF faz alguma diferença? Ou é apenas um gimmick como muito alto ISO estendido ou mesmo muito alto Megapixels? A resposta é um pouco de "Não" e o resto é "Sim".
Para os não iniciados, eu vou explicar o que são os pontos AF. Em uma DSLR moderna, há um sensor de foto assim como um sensor de autofoco. O sensor AF tem pequenas áreas ou pontos de onde ele detecta se a imagem sendo fotografada está em foco ou não. Note que eu digo imagem e não assunto - a câmera por si só não faz o que é o seu assunto. Os dois modelos acima, penso eu, têm detecção facial e isso ajuda a identificar o sujeito (não sei ao certo, sou um tipo Nikon).
Agora os pontos AF são onde a câmara encontra vários objectos. O AF da câmera geralmente tenta focalizar determinando os objetos afiados com linhas como bordas de paredes, galhos e lâminas de grama, bordas de objetos, etc. A câmera tentará encontrá-los a partir do maior número possível de pontos focais, mover o sistema focal da lente para obter uma imagem nítida e precisa e, em seguida, determinar a melhor distância de foco. Isto é conhecido como AF de Detecção de Fase. Obviamente, quanto mais pontos de AF existirem, melhor, mais rápido e mais preciso será o AF.
Agora pode-se perguntar se existem duas linhas nítidas em dois objetos muito distantes no campo de visão. Isto é verdade o suficiente. A câmera tentará selecionar o número máximo de objetos mais nítidos próximos e focar nisso. No entanto, o sistema AF pode ser enganado se houver um equilíbrio uniforme e a câmera pode focalizar um objeto que não é o seu ponto focal preferido. Detecção de rosto e tais coisas ajudam.
Tudo isso, eu expliquei com o método de focagem sendo AF de matriz de múltiplos pontos de disparo único. A câmera também oferece um modo de ponto de foco único onde apenas um ponto de foco será usado. As pessoas frequentemente usam este modo porque então podem usar o ponto focal preciso, destacado na VF, para focar exatamente onde quiserem. Se você usar este método, então realmente não importa se você tem 9 pontos AF, ou 45 ou 60 ou mais.
Mas isso é até onde os sujeitos fixos vão.
Quando você está fotografando sujeitos ou objetos em movimento rápido, o sujeito pode se mover de um lado do quadro para o outro. Neste caso, você gostaria de mudar para o modo de Foco Contínuo multi-tomada. É aqui a ajuda de múltiplos pontos focais. À medida que o objeto se move, o sistema AF tenta manter o controle do objeto e a focagem. Quanto mais pontos AF ele tiver, mais rápido ele pode focar e manter o controle.
Então analise seus requisitos cuidadosamente. Minha recomendação é comprar uma câmera com pontos de AF mais altos se o seu orçamento permitir. Eu sugiro assistir alguns vídeos também como:
Artigos semelhantes
- A Canon 800d é a melhor DSLR para principiantes?
- Como as fotografias tiradas nos smartphones comercializados como 'telefones com câmara' se comparam com as fotografias tiradas nas DSLRs?
- Por que existe uma diferença enorme entre 480p vs 720p vs 1080p enquanto 1080p vs 4k é pouco perceptível?
- Por que a Apple não lança duas variantes SIM do iPhone na Índia como faz na China? A Índia tem um enorme mercado para telefones com dois SIM.