Que veio primeiro, a galinha ou o ovo?
Ou o ovo ou a galinha? E ambos. Isto é uma falsa dicotomia.Vês, não existe tal coisa como uma galinha, nem existe tal coisa como um ovo de galinha.
>p>Deixa-me explicar.p>As galinhas são't uma coisa estática. Elas evoluem com o tempo. Elas estão em constante mudança.Assim são também os seus ovos e o conteúdo desses ovos.
Há muitos milhões de anos atrás, havia um dinossauro. Parecia vagamente como uma galinha, mas tinha dentes e garras nas suas "asas". Se visse um à noite, poderia confundi-lo brevemente com uma galinha.
Com o tempo, no entanto, esta criatura mudou. Seus dentes desapareceram, assim como as garras em suas asas. Ela ganhou a capacidade de voar, e depois perdeu-a novamente.
Em que ponto se tornou uma galinha? Ainda é' não é uma galinha, lembra-se? Não existe tal coisa como uma galinha.
Os ovos que você compra na loja vêm de um pequeno dinossauro que ainda está no processo de se tornar o que eventualmente se tornará. É o primeiro do seu género. É o último da sua espécie. Os seus filhos não serão galinhas, tal como não são.
São animais no espectro, categorizados por nós humanos como "galinhas" mas não mais galinhas do que dinossauros ou anfíbios incrivelmente avançados ou protozoários hiper-evoluídos.
Não houve primeira galinha. Não houve o primeiro ovo. Nós poderíamos arbitrariamente traçar a linha onde quiséssemos, sumariamente considerando que esta é a primeira galinha ou o primeiro ovo.
Mas, no final, essa decisão seria arbitrária. A criatura que estamos prestes a comer é o que ela é, independentemente de onde traçamos essa linha. E, isto é importante, o ser apenas do outro lado dessa linha, independentemente de onde a desenhamos, é mais "galinha" do que qualquer outra criatura. Se você fosse ver uma, você'diria, "isso'é uma galinha". Ou isso, ou nós'traçamos a linha tão longe do que pensamos ser "galinha" que as criaturas de ambos os lados reprovariam neste simples teste.
Dicotomias falsas deste tipo são comuns. O que é melhor, conservador ou liberal? Resposta: sim. O que é pior, estupro ou assassinato? Resposta: não.
A vida é muito mais complexa que "sim" ou "não" e "melhor" e "pior". Expanda sua mente e veja o mundo como ele é: um espectro de existência.