Porque é que o SyFy cancelou o programa Dark Matter?
O que Gail Berman (Fox Broadcasting), Bonnie Hammer (NBCUniversal Cable Entertainment Group) e Kathleen Kennedy (Disney/Lucas Films) têm em comum? Eles são básicos! Estes executivos de rede não entendem de ficção científica, fandom, ou branding. Eles parecem odiar e dispensar pessoas que gostam de ficção científica. Berman cancelou a Serenity. O Hammer tomou a decisão de eliminar o Dark Matters. Ela até pressionou para incluir o WWE Smackdown, (luta livre profissional), no canal Syfy. Kennedy fraturou o universo Star Wars para perseguir uma agenda indesejada.
A reivindicação oficial da rede Syfy é que o programa Dark Matter teve baixa audiência no jogo de classificação, mas o programa Killjoys teve baixa classificação e foi renovado por dois anos. Dark Matter foi agendado no Friday Night Death Slot, mas ainda era um dos segundos melhores programas com scripts do Syfy. A fria realidade é diferente de Killjoys, Dark Matter não era uma propriedade de Syfy e a NBC não tinha direitos de distribuição estrangeiros para a série. A rede Syfy está perfeitamente disposta a viver com artistas pobres se eles puderem girar o programa para outros mercados.
No final do dia, Syfy é apenas um nome estúpido inventado que a NBC cabo possui. Isso não significa que a rede realmente se importa com fãs ou com o gênero ficção científica. À medida que mais pessoas se afastam do conteúdo do cabo para mergulhar nas opções de streaming, mais as redes se tornam irrelevantes. Não é preciso olhar muito longe no futuro para perceber que a indústria a cabo está à beira da mudança e da perda de receitas. Cuidado AT&T, Verizon e Comcast, o mercado está prestes a sofrer uma correção.