Porque é que as pessoas inteligentes são vistas como estranhas?
Por definição, "esquisito" é qualquer coisa que não se enquadra no âmbito típico da experiência humana. Se alguém é suficientemente mais inteligente do que a média que o seu pensamento está fora da gama típica, então é esquisito, mas definição. Como Scott Adams disse, "claro que as escolhas de uma pessoa inteligente seriam diferentes das suas, elas são mais inteligentes.Agora, é claro que é mais complexo do que isso. A alta inteligência está correlacionada com toda uma série de caprichos emocionais, sociais e psicológicos, até uma doença mental real inclusive, então há muitas pessoas inteligentes que a estranheza chega ao ponto de ser um problema real. Algumas pessoas inteligentes têm dificuldade em aprender as regras normais da interacção social, porque isso não se enquadra na sua mentalidade. Isso não é inerente a ser inteligente, mas os dois tendem a ir juntos.
Mas mesmo com tudo isso de lado, o simples fato é que as pessoas inteligentes tendem a pensar e querem falar sobre os tipos de coisas que a maioria das pessoas não pensa. Coisas que outras pessoas consideram incompreensíveis podem ser fascinantes para elas. Coisas que aborrecem outras pessoas podem ser o epítome da diversão.
Há também um fator interessante que muitas pessoas inteligentes querem examinar tudo, incluindo tópicos que a maioria das pessoas considera estar fora dos limites. A razão para isso é que as pessoas inteligentes são mais capazes de separar o conceito de examinar algo do conceito de defendê-lo. Eu posso pensar que algo é horrível, mas ainda quero analisá-lo logicamente. Eu não estou tentando fazer nenhuma afirmação sobre minha própria inteligência, mas aqui está uma lista parcial de tópicos que eu realmente discuti e achei interessante:
"Você já esteve em um restaurante chique, e percebeu que todas essas pessoas estão triturando carne de animal em um slurry à base de saliva, deixando-a cair em cubas de ácido interno, transformando-a lentamente em excrementos, e nenhum de nós é enojado por isso?"
"Quanto do manifesto da Unabomber é realmente válido?"
"Se Hitler ainda tivesse sido mau, mas tivesse sido mais esperto, como seria percebido hoje?"
"Porque é que, exactamente, o canibalismo está errado?"
"Pondo de lado as implicações morais, como é que as esterilizações forçadas e orientadas teriam impacto na sociedade?"
"Há razões objectivas para não deixar os pandas serem extintos?"
Agora, para ser claro, não sou a favor do Unabomber, Hitler, canibalismo, esterilizações forçadas, ou a extinção dos pandas. Eu só quero examinar as questões e determinar porque consideramos qualquer coisa individual como sendo boa ou má. E estes são os tipos de perguntas que são feitas sobre Quora (e é por isso que eu gosto deste site) e são os tipos de perguntas que você pode encontrar em uma aula de filosofia. Mas se você trouxer qualquer uma delas com um grupo aleatório de pessoas em um coquetel, você vai ter um monte de olhares estranhos. Porquê? Porque há certas coisas que a pessoa comum simplesmente não considera como sendo matéria de conversa adequada.
>p>As pessoas altamente inteligentes vêem o mundo de forma diferente da pessoa comum. Elas querem falar sobre coisas diferentes, e de maneiras diferentes. E tomam decisões de maneira diferente. Mesmo colocando de lado quaisquer falhas reais que tendem a vir com inteligência, essas diferenças tornam uma pessoa, quase por definição, 'estranha'.Artigos semelhantes
- Quais são algumas das engenhocas mais estranhas que a maioria das pessoas desconhece?
- Porque é que os estilistas de moda criam roupas estranhas que não vendem nas lojas?
- Porque é que o Donald Trump faz formas estranhas na boca quando fala?
- Porque é que algumas constelações não são vistas em determinados meses?