Os aviões voam acima do Evereste?
Sim, você pode sobrevoar montanhas, incluindo o Everest. Não estou familiarizado com a estrutura de rotas naquela parte do mundo, pois nunca pilotei um avião sobrevoando lá, mas eu assumiria que a maioria das rotas procuraria evitar aquela área do Nepal, devido à mudança das condições climáticas em alta altitude e aos ventos associados a ela.Deixem-me dar dois exemplos de vôo de vento/montanha:
p>Muitos anos atrás, eu voei um Shorts 330 (SD 3-30) de 30 passageiros, um avião de passageiros de curta distância e baixa altitude (abaixo de 12,000′). Não era muito rápido. A velocidade de cruzeiro era de cerca de 156 kts, VNE (Max) era de 202 kts, e a velocidade mais lenta permitida sem extensão de flap era de cerca de 118 kts - como eu disse, lenta. De qualquer forma, estávamos a viajar de Charleston West Virginia para BWI em Baltimore e, claro, tivemos de atravessar a pouco imponente Allegheny Range - 4000′ tops ou assim. Mas este era o inverno e os ventos uivavam a 8.000 pés, causando "Ondas de Montanha", ventos ondulantes com força vertical que são moldados pelas montanhas sobre as quais eles passam. Enquanto voávamos a 8.000 pés de altitude, o fluxo de vento para cima e para baixo fez com que o avião acelerasse e abrandasse a um ritmo regular - até aos limites do avião...156, cruzando...atingindo a onda...170...180...190....(aceleradores ao ralenti)...200, espera...190...170...(potência de volta)...140...(mais potência)...120...(flaps 4)...130...(flaps para cima)...140...150....e assim por diante, e assim por diante. Finalmente pedimos ao controlador uma "altitude de bloco" para que pudéssemos nos desviar da altitude atribuída a 8,000′ e obter algum alívio de todas as mudanças de potência e velocidade.Tal era a vida no mundo pendular.
Anos mais tarde, voando um MD-80 através do Continental Divide rumo à área de Denver a 33.000 pés, de repente encontramos uma vibração muito incomum induzida pelo vento (nós assumimos) ao atravessarmos a cordilheira. Parecia que o avião estava a andar sobre uma prancha de lavagem. Ele continuou por minutos. Olhámos um para o outro... "Alguma vez viram isto?" "Uh, não." Aterrou sem problemas e sem problemas no destino. Nunca percebemos isso.
Então, consegues sobrevoar montanhas (excepto o Evereste)?
Sim, mas pode nem sempre ser um passeio "não afectado".
Artigos semelhantes
- Porque é que as equipas de futebol voam em aviões maiores para os seus jogos fora de casa em vez de voarem em aviões de serviço aéreo regulares?
- Porque é que os aviões não voam sobre o Tibete?
- Porque é que os aviões não voam em troposfera? Porque é que a temperatura é tão baixa na estratosfera?
- A que velocidade voam os aviões?