Porque não aponta para a cabeça enquanto caça com arco e flecha?
A resposta curta? Porque não queres isto:A resposta mais longa:
As setas diferem das balas de espingarda em três formas chave:
(1) Elas transportam comparativamente pouca energia cinética. Uma bala disparada de uma espingarda .30-06 tem ~2500 libras de força; uma flecha moderna talvez 60 ou assim.
(2) São comparativamente muito menos precisas. Qualquer disparo razoavelmente bom com um rifle deve ser capaz de chegar a 2″ grupos a 100 jardas. Você tem que ser um arqueiro muito bom para atirar com grupos do mesmo tamanho a 20 jardas. Alguns caçadores estão dispostos a atirar a mais de 800 jardas com um rifle (o rifle certo, nas condições certas); é raro encontrar um arqueiro que se sinta confiante a 60 jardas, e eu diria que a maioria se limita a tiros de 40 jardas ou menos.
(3) Eles são muito, muito mais afiados. Balas de calibre de caça tipicamente matam por choque; flechas tipicamente matam por causar sangramento maciço.
O resultado é que se você é um arqueiro, você tem que ser muito mais seletivo nos tiros que você tira. Apontar para a cabeça é apenas uma ideia horrível. Com respeito à diferença #1, uma flecha pode muito bem não furar o crânio, deixando o animal apenas atordoado, ou talvez nem mesmo isso. Em relação ao número 2, a cabeça (e especialmente as manchas letais na cabeça) apresenta um alvo muito pequeno. E com respeito ao #3, simplesmente não há sangue suficiente fluindo através da maioria das partes do crânio para causar o sangramento necessário.
O que você quer fazer ao invés disso é apontar para o centro dos pulmões, de preferência perfurando ambos. Entre a perda de sangue e a incapacidade de sugar o ar, o animal normalmente estará inconsciente em questão de segundos. E dependendo do animal, a "zona de morte" é bastante grande.
Esse é o melhor caso. No mundo real, as coisas correm mal. Mas mais uma vez, apontar para um "pulmão duplo" tem o conjunto menos problemático de desvantagens. Se você falhar, você vai atingir o coração, o que é tão bom quanto os pulmões. Se falhares, ou acertas apenas no músculo (uma lesão sobrevivente), ou acertas na coluna vertebral, o que provavelmente paralisará o animal, pelo menos temporariamente, permitindo um tiro de seguimento. Se falhar para a frente, a flecha provavelmente ficará presa em uma omoplata - outra lesão que pode sobreviver. Se você errar muito para trás, você acertará o fígado, o que também causará uma morte relativamente rápida (embora medida em horas do que em segundos). O único problema é se você errar muito para trás, e acertar as entranhas. A lesão provavelmente será fatal, mas levará dias, e suas chances de recuperar o animal são pequenas.
Artigos semelhantes
- Quero começar a praticar tiro com arco e flecha, mas nunca fiz um arco na minha vida. Que tipo de arco é o melhor para um principiante?
- Nas regras do arco e flecha, a flecha tem de permanecer presa no alvo para contar ou tem apenas de deixar uma marca?
- Porque é que uma bússola não aponta para o norte verdadeiro?
- O que é melhor para a caça, FMJ ou Hollow Point? Existem balas específicas feitas para a caça?