A turbulência pode fazer cair um avião durante o voo?
Sim, pode. Hoje em dia não se vê aviões a sucumbir à turbulência, mas continua a ser um perigo muito real para aviões ligeiros. Houve alguns acidentes de alto perfil causados pela turbulência no passado:BOAC Voo 911: 1966, o voo 911 era um Boeing 707 que tinha acabado de descolar de Tóquio. Subindo a 15.000 pés. Ao se aproximarem do Monte Fuji, a aeronave foi atingida por uma forte rajada de turbulência de ar limpo. Isto causou uma falha catastrófica da empenagem e uma separação quase simultânea dos 4 motores devido à súbita mudança no fluxo aerodinâmico. A aeronave entrou então numa rotação plana, onde os caminhantes a fotografaram:
A fuselagem frontal da aeronave falhou quando a aeronave aleijada atingiu 5.000 pés.
A frente aterrou longe da secção com as asas. Nenhum sobrevivente.
O acidente foi causado por turbulência aérea severa e isto podia ser visto num rolo de filme de 8mm que, por acaso, estava a ser filmado à medida que a aeronave entrava na turbulência.
Começou com filmagens fora da janela "seguidas por dois frames vazios e depois, aparentemente, imagens do interior da aeronave's, antes de terminar abruptamente. Testes sugeriram que os dois quadros vazios podem ter sido o resultado de cargas estruturais de até 7,5 g momentâneos de emperramento da câmera's mecanismo de alimentação". A filmagem do passageiro foi muito provavelmente um americano a bordo. Este filme ainda não foi lançado publicamente. Mas serei o primeiro a saber se é.
A sequência como ilustrada por Matthew Tesch.
Outra instância é....
Vôo do Bronze 250: 1966 também. Um BAC 1-11 estava voando através de tempestades de trovoada quando encontrou uma linha de squall a 6.000 pés. A aeronave foi atingida por ventos estimados em pelo menos 140 pés/seg. Atingiu a aeronave por trás e por cima. O empenamento falhou rapidamente e o súbito aumento das forças g fez com que a asa direita se partisse, tudo em 3 segundos. A aeronave entrou numa rotação plana e caiu ao chão. A trajetória dos pedaços de aeronave após o vôo perturbou abaixo.[1]
Na verdade, podemos ver o novo livro que encomendei:
Este também é de Matthew Tesch.
NLM Cityhopper Flight 431: um pouco extra - um Fokker f-28 que caiu em 1981 na Holanda porque encontrou um tornado 5 minutos após a decolagem. A aeronave foi atingida com um downdraft de um-dois socos infligindo +6,8 g seguido de uma corrente de ar que causou imediata -3,2 g e isto foi bem além dos limites do projeto do f-28. A asa direita falhou imediatamente, provocando um incêndio relâmpago quando as rolhas dos destroços foram aparafusadas à terra. Veja a resposta de Aleks Storlid' a resposta de Aleks Storlid&apos: Já houve algum incidente em que um avião tenha sido apanhado por um tornado? Para uma descrição mais detalhada do vôo 431.
O projeto de aeronaves mais robustas e uma melhor compreensão da influência do tempo sobre as aeronaves praticamente eliminou o problema da turbulência que induziu os acidentes aéreos! Hype de segurança aérea! Wot wot!
Note que estes são exemplos que envolvem apenas vento. Eu isentei o Northwest Flight 705 assim como o American Airlines Flight 587 pois a turbulência foi o instigador ou fator agravante, suas causas imediatas foram erro do piloto.
Footnotes
[1] http://libraryonline.erau.edu/online-full-text/ntsb/aircraft-accident-reports/AAR68-AL.pdfArtigos semelhantes
- Durante a turbulência dos aviões, como é que os ateus se mantêm calmos?
- Existe alguma forma de desactivar ou bloquear todas as chamadas recebidas sem utilizar o modo avião/voo?
- Deixei cair o meu telefone na água. Está a funcionar agora, mas devo carregá-lo ou deixá-lo durante a noite para ter a certeza?
- Reservei o meu bilhete de avião online mas não recebi nenhum correio de confirmação, o que devo fazer?