Casa > O > O Norton Protege Contra O Resgate?

O Norton protege contra o resgate?

Sim.

Dos e não de resgates

Ransomware é um mercado lucrativo para cibercriminosos e pode ser difícil de parar. A prevenção é o aspecto mais importante para proteger os seus dados pessoais. Para deter criminosos cibernéticos e ajudar a proteger-se de um ataque de resgate, tenha em mente estes oito doses e don'ts.

1. Use software de segurança. Para ajudar a proteger seus dados, instale e use um pacote de segurança confiável que oferece mais do que apenas recursos antivírus. Por exemplo, o Norton 360 Com LifeLock Select pode ajudar a detectar e proteger contra ameaças à sua identidade e aos seus dispositivos, incluindo os seus telemóveis.

2. Mantenha o seu software de segurança actualizado. Novas variantes de software de resgate continuam a aparecer, portanto, ter um software de segurança da Internet atualizado ajudará a protegê-lo contra ciberataques.

3. Atualize seu sistema operacional e outros softwares. As atualizações de software freqüentemente incluem correções para vulnerabilidades de segurança recentemente descobertas que poderiam ser exploradas por atacantes de ransomware.

4. Não abra automaticamente os anexos de e-mail. O e-mail é um dos principais métodos para a entrega de ransomware. Evite abrir e-mails e anexos de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Phishing spam em particular pode enganá-lo a clicar em um link de aparência legítima em um e-mail que realmente contém código malicioso. O malware então impede que você acesse seus dados, mantém esses dados reféns e exige um resgate.

5. Tenha cuidado com qualquer anexo de e-mail que o aconselhe a activar macros para ver o seu conteúdo. Uma vez ativado, o macro malware pode infectar vários arquivos. A menos que você tenha certeza absoluta de que o e-mail é genuíno e de uma fonte confiável, exclua o e-mail.

6. Faça backup de dados importantes para um disco rígido externo. Atacantes podem ganhar vantagem sobre suas vítimas ao criptografar arquivos valiosos e torná-los inacessíveis. Se a vítima tiver cópias de segurança, o cibercriminoso perde alguma vantagem. Os arquivos de backup permitem que as vítimas restaurem seus arquivos uma vez que a infecção tenha sido limpa. Certifique-se de que os backups estão protegidos ou armazenados offline para que os atacantes não possam acessá-los.

7. Use os serviços de nuvem. Isso pode ajudar a mitigar uma infecção pelo resgate, já que muitos serviços em nuvem retêm versões anteriores de arquivos, permitindo que você "volte" para o formulário não criptografado.

8. Não pague o resgate. Tenha em mente que você pode não receber seus arquivos de volta, mesmo que pague um resgate. Um cybercriminal pode pedir-lhe para pagar uma e outra vez, extorquindo dinheiro de você, mas nunca liberando seus dados.

Com novas variantes de resgate aparecendo, é uma boa idéia fazer o que puder para minimizar sua exposição. Sabendo o que o ransomware é e seguindo estes dos e não, você pode ajudar a proteger seus dados de computador e informações pessoais de serem o próximo alvo do ransomware.

Tipos de ransomware

Ataques de ransomware podem ser implantados de diferentes formas. Algumas variantes podem ser mais prejudiciais do que outras, mas todas elas têm uma coisa em comum: um resgate. Aqui estão sete tipos comuns de ransomware.

Crypto malware. Esta forma de ransomware pode causar muitos danos porque encripta coisas como seus arquivos, pastas e discos rígidos. Um dos exemplos mais familiares é o destrutivo ataque de WannaCry ransomware 2017. Ele teve como alvo milhares de sistemas de computador ao redor do mundo que estavam rodando o Windows OS e se espalhou dentro de redes corporativas globalmente. Foi pedido às vítimas que pagassem um resgate em Bitcoin para recuperar seus dados.

Lockers. O Locker-ransomware é conhecido por infectar seu sistema operacional para bloqueá-lo completamente fora de seu computador ou dispositivos, tornando impossível o acesso a qualquer um de seus arquivos ou aplicativos. Este tipo de ransomware é mais frequentemente baseado no Android.

Scareware. Scareware é um software falso que age como um antivírus ou uma ferramenta de limpeza. Scareware frequentemente alega ter encontrado problemas no seu computador, exigindo dinheiro para resolver os problemas. Alguns tipos de sccareware bloqueiam o seu computador. Outros inundam a sua tela com alertas irritantes e mensagens pop-up.

Doxware. Comumente chamado de leakware ou extorsão, o doxware ameaça publicar suas informações roubadas online se você não pagar o resgate. Como mais pessoas armazenam arquivos confidenciais e fotos pessoais em seus computadores, é compreensível que algumas pessoas entrem em pânico e paguem o resgate quando seus arquivos forem sequestrados.

RaaS. Também conhecido como "Ransomware como um serviço", RaaS é um tipo de malware hospedado anonimamente por um hacker. Estes cibercriminosos lidam com tudo, desde a distribuição do ransomware e coleta de pagamentos até o gerenciamento de decriptores - software que restaura o acesso aos dados - em troca da sua parte do ransom.

Mac ransomware. Os sistemas operacionais Mac foram infiltrados por seu primeiro ransomware em 2016. Conhecido como KeRanger, este software malicioso infectou os sistemas de usuários Apple através de um aplicativo chamado Transmission, que foi capaz de criptografar os arquivos de suas vítimas após ser lançado.

Ransomware em dispositivos móveis. O Ransomware começou a infiltrar-se em dispositivos móveis em maior escala em 2014. O que acontece? Ransomware móvel muitas vezes é entregue através de um aplicativo malicioso, que deixa uma mensagem no seu dispositivo que diz ter sido bloqueado devido a atividade ilegal.

us.norton.com

De Ethelinda Ledezma

Vale a pena comprar o seguro de viagem da American Airlines? :: Qual é um melhor editor de vídeo entre Da Vinci Resolve e Shotcut?