Como afinar uma guitarra correctamente para E flat
A forma como o faço que acredito ser a forma mais fácil assume duas coisas:
1. a sua guitarra está afinada para afinação e regular (E,A,D,G,B,E)
e
2. você está familiarizado com afinar a sua guitarra usando o método do 5º fret.
no caso de você não ser você começa por afinar a corda mais baixa (mais grossa) para um E e depois põe o dedo no 5º traste dessa corda de E e toca-a e a próxima corda mais alta (em tom, não para o chão) mais próxima a ela (A neste caso) até que soem o mesmo...etc. até as seis cordas abaixo.
A única exceção é quando você está afinando a corda B você deve segurar o 4º traste da corda G, onde como o resto está no 5º traste.
>>br>Para afinar o E Flat cada corda é o mesmo que afinar o E normal apenas meio passo, o que é muito fácil de fazer se você já está afinado com E.
Onde você normalmente tocaria o 5º traste na corda E baixa tocaria o 4º traste no E baixo com a corda A e afinaria a corda A para combinar com o tom.
Agora você tem o seu ponto de referência e pode voltar e afinar a corda de Mi até Eb segurando o 5º traste no Mi e combiná-lo com o tom A que você tem agora. (certifique-se de mudar o Mi e não o Ab que acabou de receber antes de um erro comum que às vezes cometo)
O resto dos passos será exactamente o mesmo que afinar para o Mi padrão (dedo no 5º traste toca a nota mais alta até soarem o mesmo, com a excepção da afinação da corda B, claro que tem o dedo no 4º traste da corda G)
Esta pode ser usada para qualquer afinação; digamos que você queria ir um passo completo para baixo é o mesmo processo só que você começa por afinar a corda A para o 3º traste da corda E baixa (2 passos meio = um passo completo)