Como funciona a tela do smartphone?
A tela sensível ao toque é o principal, e talvez único, dispositivo de entrada no seu telefone ou tablet. Os ecrãs tácteis também são populares em computadores portáteis e terminais de ponto de venda, e estão em grande parte a substituir o rato e o teclado em dispositivos pequenos. A razão é simples; eles são compactos e multi-funcionais (você pode fazer muito com eles).
Telas tácteis vêm em dois tipos básicos, capacitivo e resistivo. A maioria dos telefones usa a variedade capacitiva porque registra vários toques e responde rapidamente. O inconveniente é que ela não pode ser ativada por objetos não condutores (unhas ou luvas). Os ecrãs tácteis de resistência são frequentemente utilizados em dispositivos GPS autónomos e podem ser à prova de intempéries e acedidos com luvas ou com um estilete. Este artigo cobre telas de toque capacitivas.
O material que você toca quando toca numa tela moderna de smartphone é vidro. Mas não é vidro comum, mas um material muito bem concebido. Originalmente, as lentes eram feitas de plástico, mas foram substituídas por vidro à medida que a tecnologia melhorava. O vidro de alta resistência de hoje em dia é quimicamente temperado e faz uma lente muito fina e resistente. Você já deve ter ouvido falar do Gorilla Glass.
Toda a detecção de toque ocorre por baixo do vidro através de medidas capacitivas. O que é a capacitância? Capacitância descreve a capacidade de qualquer coisa para segurar uma "carga". O seu corpo pode ter muita capacitância e capacidade de armazenar uma carga. Isto é evidente quando você embaralha seus pés através de um tapete, depois toca um objeto de metal e experimenta um choque estático. O seu corpo estava a agir como um condensador, e a armazenar a energia eléctrica estática recolhida do tapete. Quando toca no telemóvel, o ecrã detecta o seu dedo devido à maior capacidade que o seu corpo introduz em torno do seu ponto de toque. Tudo isso acontece porque existe uma rede elétrica embutida no visor.
Desde que o seu dedo contacta muitos pontos na rede formando uma área, o microprocessador localiza o centróide da área para calcular um ponto de toque como mostrado na figura abaixo.
- Tela registra o toque por uma mudança na capacitância de um número de pontos na tela.
- Pontos de toque em bruto são capturados e registrados.>li>li>Ruído de fundo que inclui pontos perdidos são eliminados.li>li>e pontos de contacto reais são calculados.li>li>e é estabelecida uma área de "toque" verdadeira.li>li>As coordenadas de toque são calculadas através do cálculo do centróide (centro) da área de toque.
Artigos semelhantes
- Como funciona o GPS de um smartphone? Funciona apenas com a Internet?
- Como fixar a tela azul da morte no meu hp chromebook ele congela nessa tela
- É possível usar a tela de outro laptop como tela de visualização para outro laptop?
- Uma tela de 120Hz usa o dobro da duração da bateria em comparação com uma tela de 60Hz, ou há muito mais na equação?