A minha mãe está sempre zangada comigo, e às vezes sem razão. Ela mostra indicações muito claras de que não me ouve. O que devo fazer?
Não tenho a certeza se o meu conselho será o melhor possível, mas deixe-me dar-lhe algo para tentar. Algumas pessoas estão zangadas. Eu pessoalmente acho a raiva uma emoção difícil de lidar. Chateia-me estar perto de uma pessoa zangada. Mas anos atrás eu percebi que a raiva é apenas isso, uma emoção, como medo, tristeza, tédio ou entusiasmo. Ela está apenas no seu próprio comprimento de onda e por acaso não gosto desse comprimento de onda. A pessoa que está com raiva tende a atacar com uma certa força. Se você está na linha de fogo, você tende a ser o receptor dessa força.Uma emoção apenas mais alta do que mas ainda perceptível por uma pessoa zangada é o tédio. O tédio é uma emoção interessante. Vá para o seu quarto e tente ficar entediado. Também tem um comprimento de onda particular. Pratique estar entediado. Pratique esta emoção. Não é hostilidade, não é antagonismo. Não há ressentimento no aborrecimento. É apenas aborrecimento. Também não é entusiástico. Nem é alegre. É aborrecido.
>p>P>A próxima vez que a tua mãe entrar numa das suas queixas de raiva, tu entras em tédio. Não é antagonismo, não é hostilidade, não é ressentimento, mas tédio. Não digas nem faças nada. Apenas esteja lá com ela, observe-a e fique entediado. Ouve e observa com atenção. E fique entediado. Também não comece a rir porque quando você faz isso, você pode achar um pouco engraçado vê-la dramatizando essa emoção tão intensamente. Mas se você rir, isso pode irritá-la ainda mais. O que você quer fazer é estar lá confortavelmente e ouvir, observar e ficar entediado.Você provavelmente vai notar que ela vai se acalmar um pouco depois de um tempo. Pode demorar alguns minutos. Quando houver uma pausa apropriada na sua reclamação, você talvez queira dar-lhe um bom reconhecimento. Apenas algo como, "Eu entendo o que você quer dizer". "Ouço o que estás a dizer." ou "Estou a ver que isso seria perturbador para ti." Mais uma vez, continua bastante aborrecido com tudo isto. Lembra-te de observar e de ouvir realmente. Reconheça o mais apropriadamente possível quaisquer pontos que você se sinta digno de reconhecer. Mas mantenha-se fiel a esses pontos que realmente fazem sentido. Se ela disser, "você não presta". Não reconheça isso. Se ela disser, "você trouxe o carro para casa vazio novamente e eu estava atrasado para o trabalho, mas tive que parar para pôr gasolina no carro!" Esta pode ser uma boa altura para dizer: "Sim, estou a ver que isso seria perturbador para ti." Ou: "Desculpa lá isso. Vou pôr gasolina no carro depois de a usar a partir de agora"
Faça isto e verá que ela acabará por se acalmar. Assim que ela estiver calma, você deve ser capaz de entrar em uma comunicação bidirecional com ela onde ela vai te ouvir. Mas tenha em mente que isso pode levar dias de fazer o acima mencionado antes que ela realmente esteja em condições de escutá-lo.
Eu uma vez estive visitando minha mãe. Eu vivia do outro lado do país, por isso não a via com muita frequência. Uma vez eu estava lá e fiquei com ela por uma semana ou mais. Levantámo-nos de manhã e ela começou a falar comigo. Ela não era uma pessoa zangada como a sua mãe, mas começou a falar e eu escutei. Quando havia uma pausa na comunicação dela, eu a reconhecia. Ela falava mais um pouco. De vez em quando eu tentava dizer-lhe algo sobre mim, sobre a minha vida. Assim que eu começava a falar, ela me cortava e falava mais sobre a sua vida e o que se passava com ela. Eu parava de falar e ouvia mais um pouco e a reconhecia. Levava dois dias inteiros de conversa dela até que eu conseguisse fazer uma declaração completa sem nenhuma interrupção dela. Antes de eu sair, nós fomos capazes de conversar para frente e para trás.
Apenas dizer que pode levar um tempo até que sua mãe desabafe e perceba que a raiva não é a emoção certa para a situação e se acalme.
Boa sorte!
Artigos semelhantes
- Porque é que a minha enteada está zangada e agressiva comigo e com a mãe dela, mas quando está com o pai, é bem comportada?
- Sempre que vejo a hora, mostra-me sempre a hora exacta como 12:00, 1:00, ou 3:00. Qual é a razão pela qual isto acontece comigo todos os dias?
- Porque é que a mãe gata está zangada com os seus gatinhos?
- O que a Marvel Netflix mostra seria melhor como filmes, e o que a MCU mostra seria melhor como Netflix mostra?