Que romances têm as melhores linhas de abertura ou parágrafos de abertura?
Muitas das melhores linhas já estão neste tópico. Aqui estão alguns outros concorrentes que vale a pena considerar.
Gorky Park:
TODAS AS NOITES deviam ser tão escuras, todos os Invernos tão quentes, todos os faróis tão deslumbrantes.
Estranho numa Terra Estranha:
AQUANDO DO TEMPO em que o mundo era jovem havia um marciano chamado Smith.
Shogun:
O vendaval rasgou-o e ele sentiu a sua mordidela no fundo e ele sabia que se eles não fizessem um aterro em três dias estariam todos mortos. Muitas mortes nesta viagem, ele pensou, I'm Pilot-Major de uma frota morta. Um navio deixou de cinco - oito e vinte homens de uma tripulação de cento e sete e agora apenas dez podem andar e o resto perto da morte e o nosso Capitão-General um deles. Sem comida, quase sem água e o que há, salobro e falta.
O Jogador de Jogos:
Esta é a história de um homem que foi para longe por muito tempo, apenas para jogar um jogo. O homem é um jogador de jogos chamado 'Gurgeh'. A história começa com uma batalha que não é uma batalha, e termina com um jogo que não é um jogo.
Lord of Light
Os seus seguidores chamavam-no Mahasamatman e diziam que ele era um deus. Ele preferiu abandonar o Maha- e o -atman, no entanto, e chamou a si mesmo de Sam. Ele nunca alegou ser um deus. Mas então, ele nunca alegou não ser um deus. Sendo as circunstâncias o que elas eram, nem a admissão poderia ser de qualquer benefício. O silêncio, porém, poderia.
Cryptonomicon (I'trapaceei aqui e pulei o Prólogo ;-)
Deixemos de lado a questão da existência de Deus para um volume posterior, e apenas estipule que, de alguma forma, organismos auto-replicantes vieram à existência neste planeta e imediatamente começaram a tentar se livrar uns dos outros, seja através de spamming de seus ambientes com cópias grosseiras de si mesmos, ou por meios mais diretos, que dificilmente precisam ser desmentidos. A maioria deles falhou, e seu legado genético foi apagado do universo para sempre, mas alguns poucos encontraram alguma forma de sobreviver e de se propagar. Depois de cerca de três bilhões de anos dessa fuga, às vezes zanga e frequentemente enfadonha de carnalidade e carnificina, Godfrey Waterhouse IV nasceu, em Murdo, Dakota do Sul, para Blanche, a esposa de um pregador da Congregação chamado Bunyan Waterhouse. Como qualquer outra criatura na face da terra, Godfrey era, por direito de nascença, um estupendo mauzão, embora no sentido técnico um pouco restrito de que ele podia traçar a sua ascendência de volta uma longa linha de mauszões um pouco menos evoluídos e estupendos àquele primeiro gizmo auto-replicativo - que, dado o número e variedade dos seus descendentes, poderia justificadamente ser descrito como o mais estupendo mauzão de todos os tempos. Todos e tudo o que não fosse um mauzão estupendo estava morto.
A Urth of the New Sun
HAVING CAST one manuscript into the seas of time, I now start again. Certamente é absurdo; mas eu não sou - eu não serei - tão absurdo a ponto de supor que isto alguma vez encontrará um leitor, mesmo em mim. Deixe-me descrever então, a ninguém e a nada, apenas quem eu sou e o que fiz a Urth.
O meu verdadeiro nome é Severian. Pelos meus amigos, dos quais nunca houve muitos, chamavam-me Severian, o coxo. Pelos meus soldados, dos quais em tempos comandei muitos, embora nunca o suficiente, Severiano o Grande. Pelos meus inimigos, que criaram como moscas, e como moscas foram desovadas dos cadáveres que espalharam os meus campos de batalha, Severian, o Torturador. Eu fui o último Autarca da nossa Comunidade, e como tal o único governante legítimo deste mundo quando lhe chamávamos Urth.
Artigos semelhantes
- O que significa 'linhas' nos planos de telemóvel, como '1 linha' ou '4 linhas'?
- Quais são algumas das melhores linhas de abertura para apresentação?
- Há algum aplicativo de notas disponível que me permite expandir e colapsar parágrafos apenas clicando no título?
- Como remover texto duplicado (por exemplo frases, ou parágrafos, não palavras duplicadas) em Word