A Apple piora a imagem dos telefones mais antigos através de actualizações de software?
Nope.
Agora, absolutamente, a sua experiência com o iOS pode ser pior com o tempo se você continuar atualizando. A Apple, como todo mundo, está progredindo em seu desenvolvimento, lançando um novo telefone a cada ano que é muito mais rápido que o modelo anterior, e depois encontrando coisas úteis para o SO fazer com esse desempenho. E como a Apple controla cada modelo de telefone que o novo SO irá rodar, eles sabem exatamente o que estão fazendo com cada atualização.
Mas é o seguinte... não é apenas o SO. Quando você usa um kit como o seu smartphone, você se acostuma muito rápido. Claro, que nos primeiros meses, parece muito rápido, mas seu cérebro, seus hábitos de uso, etc., tudo se adapta a esse telefone. Agora é o "novo normal" na sua mente. Então quando você cai no iOS(n+1) para aquele sistema mais antigo e as coisas diminuem, você está bem consciente de que essas coisas diminuem. Psicologicamente, nós somos muito menos capazes de "nos adaptarmos" a algo pior. Acontece, claro, mas isso leva tempo e esquecimento.
E também depende do que você vê regularmente. A qualidade da fotografia por telefone tem aumentado rapidamente nos últimos 5 anos ou mais. Se as únicas fotos que você já viu estivessem no seu iPhone 6, você provavelmente não notaria nenhuma diferença. Não há muito, de qualquer forma... o iPhone 7 tem essencialmente o mesmo sensor de câmera com uma lente melhor, e isso é mais ou menos o que todos os telefones premium Android enviados em 2015-2016 (meu LG V10 tinha a melhor câmera por algumas semanas no final de 2015, e esportes uma lente f/1.8 como o iPhone 7). Mas a qualidade da fotografia arrefece, e o seu telefone permanece o mesmo. Por isso pode parecer que o seu telefone está a piorar, dependendo dos seus hábitos de visualização.
O nosso cérebro ajusta-se absolutamente ao que vemos. Se você tem idade suficiente para ter estado na geração de fitas de vídeo, você deve se lembrar que a maioria de nós assistiu a essas coisas horríveis... e nós gostamos disso! Mas depois de ver o DVD, depois a Alta Definição, durante algumas décadas, tente voltar ao VHS... argh! É horrível. Isso é porque o teu cérebro adaptou-se... já não está a tentar filtrar os piores males do VHS, porque estás a dar-lhe telas melhores para ver.
Descobri isto por mim mesmo nos primeiros tempos do vídeo digital. Eu estava ocasionalmente trabalhando em vídeo digital (desenvolvendo hardware) e, é claro, meu cérebro estava principalmente adaptado para ignorar os males do NTSC broadcast e da fita VHS. O vídeo MPEG-1 inicial tinha um conjunto completamente diferente de males, e eles eram super óbvios para mim. No final dos anos 90, eu estava trabalhando em alguma tecnologia DVR, e comprei um TiVo (para investigar como eles faziam isso, claro, mas também para gravar "minhas histórias"... Eu estive fora por semanas, em algum momento, naqueles dias). Aquela primeira geração de TiVo no modo de gravação "encaixa o máximo de coisas" parecia um artefato de compressão de um wazoo! Mas com o tempo, meu cérebro começou a se adaptar, e antes que eu percebesse, eu tinha parado de pensar na qualidade hedionda do vídeo. E eu o vi tanto, que estava perdendo as adaptações que tinha feito para o VHS, que estava começando a parecer mais estranho. Tendo estudado psicologia cognitiva na faculdade, logo juntei o que realmente estava acontecendo.
E assim temos a maravilhosa ilusão de que a tecnologia, em sua maioria, parece piorar com o tempo. Como mostra o exemplo do TiVo, nem sempre. Mas você se adapta muito rapidamente a uma nova normal mais agradável, e muito lentamente a uma nova normal menos agradável.
E outra coisa que pode fazer você não gostar da sua técnica atual - a educação. Eu conheço uma criança (bem, ela acabou de fazer 18 anos) que começou na fotografia num iPhone 4. Naquela época, ela adorava. Quando ela começou a aprender fotografia, ela começou a olhar para suas fotos de forma crítica, não apenas casualmente no Facebook, e começou a notar todos os males da câmera do iPhone 4 que um usuário causal na era do iPhone 4 não iria notar. Eventualmente, mesmo como uma usuária casual, a maré crescente da fotografia casual provavelmente teria feito isso de qualquer forma, mas ela conseguiu as fotos mais rapidamente, tornando-se séria em relação às suas fotografias.
Ela mudou para uma Canon DSLR. O seu iPhone é um smartphone de $800 com uma câmera de $25 nele. Sua Canon era uma câmera de $600 que é toda uma câmera de $600... bem, aprimorada por um par de lentes de Uncle Dave.
Artigos semelhantes
- Um filtro de luz azul nos monitores de computador protege realmente os seus olhos ou piora-os?
- No universo DC, qual é a diferença entre os deuses antigos e os novos deuses? Quem são eles? Os deuses antigos ainda estão vivos?
- Por que os antigos gregos recebem crédito pelo teorema de Pitágoras se os antigos egípcios construíram as pirâmides? Eles não o sabiam?
- Porque é que a Motorola está a ficar muito má em termos de actualizações de software, pelas quais já foi famosa?