Quão precisas são as elevações relativas no Google Earth?
Eu concordo que as precisões específicas não são confiáveis ou tão confiáveis quanto uma medição real do solo, mas, tudo é relativo. Quero dizer que se houver uma variação de elevação de, digamos, +/- 5 metros, então todo o visor variaria a mesma quantidade na mesma direção. Certamente não é bom para uma referência, mas bom o suficiente para as suas necessidades IMHO.
Nos velhos tempos, quando eu comecei a minha viagem na profissão (por volta da mesma altura em que a terra começou a arrefecer) nós mapeávamos áreas de interesse usando teodolitos/transansitórios e varas de 25 pés. Tiros de terra foram registrados até o décimo pé mais próximo e tiros feitos pelo homem ou "duros" até o centésimo mais próximo. Por vezes tivemos de "disparar" verticalmente e depois reduzir a medida usando a trigonometria comum. O que tudo isso significa?
Teoria da medição sustenta que qualquer medida é uma aproximação e as interpretações humanas variam. Mesmo se eu segurasse uma fita métrica entre dois objetos e gravasse o resultado, outra medição 20 minutos depois poderia ser ligeiramente diferente. Se eu a ler e você a ler, é quase garantido que os resultados não coincidem. Há muitas razões para isso, mas cabe a você procurar essas respostas.
Se eu fizer uma medição uma vez em 20 locais diferentes e registrar os resultados, assumindo que fiz as medições sistematicamente, elas podem ser distorcidas, mas seriam distorcidas igualmente, ou seja, todas seriam distorcidas 0,02 metros na mesma direção.
Quando eu faço uma medição ao centésimo de pé mais próximo, estou apenas reivindicando precisão ao décimo mais próximo, ao décimo mais próximo do pé mais próximo e assim por diante.