Quais são algumas dicas para comprar um laptop Linux?
É difícil dar-lhe uma boa resposta sem saber exactamente qual é o seu propósito para o portátil (e porque quer correr Linux nele). É para o negócio? Trabalho escolar (por exemplo, programação de computadores)? Apenas para navegar na web? Você só quer executar o Steam (ou possivelmente instalar o SteamOS) nele? Você precisa do Windows para alguns programas? A escolha certa de hardware para você depende destas coisas.
Dito isto, eu lhe darei minha opinião sobre o que funciona para mim, e por que.
Meu "laptop Linux favorito" é na verdade um Chromebook Acer C710 reprogramado para rodar o Arch Linux dentro de um chroot (similar ao modo como o crouton permite que você rode o Ubuntu ). Eu não recomendaria necessariamente a maioria dos Chromebooks porque quase todos os recentes têm apenas 4 GB de RAM e 32/64 GB de armazenamento MMC, e a maioria é impossível de atualizar; a memória e/ou armazenamento, porque os chips são soldados à placa-mãe (como smartphones e tablets, assim como certos laptops Windows). Essas especificações podem ser suficientes para seus propósitos, mas não foram para os meus.
Indeed, as especificações originais de hardware do C710 não foram nada impressionantes: Intel Celeron 1007U (1.5 GHz), 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento... mas eu escolhi especificamente este modelo inicial porque tanto a RAM quanto o SSD são fáceis de atualizar. Ele agora tem 16 GB de RAM e em breve terá um drive SSD de 240 GB. Como tive a sorte de adquirir DOIS destes C710's por $50 no eBay, e o upgrade de RAM e SSD foi de cerca de $50 cada um (à venda), acho que tenho o melhor portátil combinado Chromebook/Linux que consegui por menos de $130.
Mas... Só o uso para navegar e um punhado de programas Linux (7zip, rtorrent, vlc, python, etc.), por isso não é como se eu estivesse sobrecarregando a CPU. Os 16 GB de RAM são muito úteis para rodar mil (dar ou receber) abas abertas no Chrome, mas para um laptop usado para programação séria, eu provavelmente gostaria de algo com um processador i3/i5.
Felizmente (como mencionei acima), você não pode atualizar a RAM ou unidade de armazenamento nos Chromebooks mais recentes, e aqueles com processadores i3/i5/i7, 8GB/16GB de RAM, e 100+ GB de armazenamento são tão caros (ou mais) que os laptops Windows com especificações de hardware similares. Portanto, meu próximo laptop Linux será provavelmente um laptop Windows de preço médio com um transplante de SO (a menos que eu decida ir pelo caminho do dual-boot). Quando esse dia chegar, eu definitivamente levarei um pen drive Linux Live USB para a loja e verificarei se tudo funciona com a minha distribuição favorita.
A única razão pela qual eu consideraria adquirir um laptop com Linux pré-instalado é se eu sentisse a necessidade de suporte pago (e quaisquer testes que o vendedor fez para garantir a compatibilidade entre o SO e o hardware). Para empresas ou pessoas que compram um computador de trabalho, acho que esta é uma ótima opção. Mas para a maioria das pessoas que querem Linux em seu laptop pessoal, eu acho que seria melhor (e tais pessoas provavelmente prefeririam) aprender o suficiente para lidar com a maioria do suporte e com a ajuda da comunidade de usuários de sua distribuição.
Eu não sou um jogador, então eu não sei o que procurar em termos de processadores gráficos em um laptop (embora, é claro, essa informação seja fácil de pesquisar na Internet). Meu palpite, no entanto, é que um laptop para jogos não é uma idéia particularmente boa, pois você teria que substituir o laptop inteiro para obter uma GPU melhor, em vez de substituir apenas a placa gráfica por uma plataforma de jogos de mesa.