Quais são as piores partes do trabalho na área da engenharia?
Engenharia pode ser uma espada de dois gumes. A melhor e pior parte do trabalho no campo da engenharia é que é mais do que provável que você esteja fazendo algo que será usado por outra pessoa. A melhor parte é quando alguém está usando a "coisa" que você criou / desenhou / desenvolveu para seu propósito e faz o que é suposto fazer, e o faz bem. A "coisa" tem um impacto positivo sobre o usuário. A sensação de poder apontar para algo e dizer "veja? Eu fiz isso" é ótima.
A pior parte é quando alguém está usando a "coisa" que você criou / desenhou / desenvolveu de uma maneira que é contrária ao que você pretendia ou a "coisa" simplesmente não funciona da maneira que você pretendia. Esse sentimento pode ser devastador. Um exemplo pode ajudar a transmitir isto (esta é uma bateria inventada, não real, exemplo).
Como engenheiro, você desenvolve esta maravilhosa tecnologia de bateria que fornece 10x mais energia e dura 100x mais do que a bateria do estado actual da arte do mesmo tamanho e é uma ordem de magnitude menos cara. Ela pode ser facilmente escalada do tamanho de um relógio inteligente para o tamanho de um reboque de trator elétrico. É revolucionário e pode ser usado para praticamente tudo. Sentimento maravilhoso, certo?
5 anos de estrada que tomou sobre múltiplas indústrias, telefones celulares, entretenimento portátil, automotivo, aviões, viagens, você nomeia, está lá. Depois há um "acidente", uma explosão que explode numa sala de aula da escola matando toda a gente. Após muita investigação, determina-se que a bateria da nova tecnologia no celular de um aluno explodiu com 1000x a força de um peso semelhante de C4. A sua maravilhosa "coisa" acabou de matar dezenas de pessoas. Falando de uma sensação horrível.
Se você quiser se sentir pior? Um pouco mais de pesquisa sobre a explosão descobre que sua "bateria" pode explodir por um pulso de rádio de uma freqüência e modulação muito específica, específica o suficiente para nunca ter sido encontrada antes. Algum "bandido" descobre isso e constrói um transmissor que fará sua bateria explodir à distância...
Como eu disse, isso é apenas uma fantasia inventada e não é real, mas virtualmente qualquer coisa que você faça pode falhar ou ser usada para fins não intencionais.
Outro exemplo, tirado da vida real, embora eu não me lembre dos detalhes exatos. Edição de vídeo, basicamente PhotoShopping extravagante, mas com vídeo e áudio. Há um produto de software atualmente em fase beta de teste que permite modificar um vídeo de uma pessoa falando para que você possa fazê-la dizer o que quiser. Essencialmente você o alimenta com as palavras, e ele modificará o vídeo (movimentos faciais) e o áudio para que apareça essa pessoa, com a voz dessa pessoa está dizendo as palavras que você quer. Pense por alguns minutos sobre as implicações mais amplas desta tecnologia.